segunda-feira, 22 de julho de 2013

FÉRIAS NA EUROPA



AS VANTAGENS DE  COMEÇAR POR PORTUGAL




Um dos encantos de Lisboa é a Torre de Belém, no Rio Tejo, de onde partiram as caravelas portuguesas para descobrir um Novo Mundo 



Pode-se começar um a viagem de férias à Europa por várias rotas aéreas. Entre as várias opções dadas aos passageiros, estão os voos diretos do Brasil - partindo do Rio ou Guarulhos - com destino a Londres, pela British Airways ou TAM; para Madri e Barcelona, pela Ibéria; para Roma ou Milão, pela Alitalia (agora em evidência no Brasil por causa da visita do queridíssimo Papa Francisco); para Frankfurt ou Munique, pela Lufthansa; para Paris, pela Air France e TAM; para Amsterdam, pela KLM; e para Zurique ou Genebra, pela Swiss International. 



Por que, então, eu defendo com tanta ênfase a tese de que o melhor e mais prático é viajar pela TAP Portugal e começar a viagem de férias por Lisboa? - Porque os passageiros de todas as regiões de Minas Gerais podem embarcar diretamente no Aeroporto de Belo Horizonte/Confins, ficando desobrigados de fazer conexões e troca de aviões nos dois aeroportos citados acima, que estão entre os piores da América do Sul, tal o seu nível desorganização.



E a vantagem de começar por Portugal é oferecida aos viajantes de dez cidades brasileiras. Além de Belo Horizonte, Rio e São Paulo, há voos diretos da TAP partindo de Viracopos-Campinas, Brasília, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza e Natal.



Se o passageiro tiver pressa de chegar à capital de outro país, deve ficar sabendo que há mais de 80 conexões disponíveis no Aeroporto Portela de Sacavém, em Lisboa. Qualquer que seja o seu destino, haverá um voo à sua espera. Pode ser para Paris, Londres, Roma, Milão, Veneza, Bruxelas, Amsterdam, Munique, Berlim, Frankfurt, Manchester, Nice, Marselha, Zurique, Genebra, Lausanne, Viena, Atenas, Istambul etc.



Mas pode ser também para Moscou, Varsóvia, Praga, Budapeste, Tallin e outras  capitais do Leste Europeu. Ou para as principais cidades da Escandinávia e Mar Báltico. Ou para 11 destinos na África, como Casablanca, Marrakech, Luanda, Lagos e Túnis. E ainda para Bucareste, Sofia, Kiev, Belgrado etc 



Mesmo quando a TAP não tem conexões imediatas e diretas, há voos em codeshare com outras companhias da Star Alliance, como da South African Airways, para Johannesburg e outras cidades da África do Sul.



Após o exame dos passaportes pela Imigração Portuguesa, os passageiros se encaminham rapidamente para o setor de conexões, onde são direcionados aos novos portões de embarque. A grande vantagem é que a maioria das conexões é no Terminal 1, sem ter de se deslocar para o Terminal 2.

Há excelentes lojas à disposição em Lisboa, inclusive filial da Harrod's de Londres. O Free Shop Fast é um dos melhores da Europa, com a vantagem de oferecer ótima seleção de vinhos do Porto e produtos das principais adegas do Douro, Alentejo e outras regiões vinícolas portuguesas. E os apreciados licores Beirão e Amarguinha, a 10 euros cada. Ou menos.

Se não é um primor de organização, e embora apresente várias deficiências, o aeroporto de Lisboa é bem sinalizado. No ano passado, a TAP transportou 10,2 milhões de passageiros, batendo um récorde histórico. Praticamente 1 passageiro para cada habitante de Portugal, o país mais ocidental do continente europeu. Onde, comprovadamente, a Europa começa.

 CONEXÕES MAIS FÁCEIS DO AEROPORTO DE LISBOA


Entrando na Europa por Lisboa, e deixando para o final da viagem a rica experiência de conhecer as principais atrações da capital portuguesa, o turista pode seguir viagem imediatamente para múltiplos destinos. Como se disse acima, são mais de 80 conexões disponíveis. Tome nota de algumas delas:

1) Para Roma, são 3 a 4 voos por dia, em horários convenientes. |Assim, você chega mais depressa à Fontana di Trevi, Coliseu, Piazza Navona, ruínas do Foro Romano, Arcos de Tito e Constantino, monumento Altar da Pátria, Coluna de Trajano e Piazza di Spagna (Trinitá dei Monti). Mas a TAP voa também para Milão, Turim, Veneza e Bologna.


A oferta diária de voos diretos da TAP para Roma coloca os turistas mais perto da Fontana di Trevi, com todo o seu romantismo



 
2) São dois voos diários para Milão/Malpensa. Chegando a Lisboa às 5h55 da manhã pelo voo TP-056, você pode embarcar às 6h55 para a capital da Lombardia, pelo TP-802, que pousa às 10h35 locais (1 hora a mais na Itália e em outros países europeus). Viagem em jato A319, com serviço de executiva e econômica. Outro voo na parte da tarde.

3) Para Frankfurt, duas conexões em horários convenientes para quem vai de Confins: TP-6707 (7h15/11h20) e TP-754 (8h40/10h40).

4) Para Copenhague, conexão às 9h35, pelo voo TP-754, pousando às 14h10 locais. Conexões fáceis também para Estocolmo, Oslo e Gotemburgo. Outros destinos em parceria com a SAS.

5) Para Londres, porta de entrada do Reino Unido, são 5 a 6 voos por dia, a maioria pousando em Heathrow, mas há um que desce em Gatwick. Em agosto, no auge do verão europeu, serão oito voos diários. Atualmente, a conexão imediata é pelo TP-354 (7h50/10h30), mas há também o TP-352 (10h10/12h50). A Inglaterra tem o mesmo fuso horário de Portugal.


O Palácio de Buckingham, centro das atenções do mundo nesta semana por causa do bebê real. Na foto, o imponente desfile dos Guardas da Rainha


6) Para Barcelona, primeira conexão às 6h50, voo TP-1038, chegando às 9h40. E para Madri, duas opções convenientes:: TP-1022 (9h10/11h25) e TP-1014 (12h/14h15). 

7) Para Zurique, e com a vantagem de voar em A321, partida de Lisboa às 7h05, voo TP-922, aterrissando as 10h50 na Suíça. Para Praga, decolagem às 14h45  e pouso às 19h05, também com A321, voo TP-706.

Nas conexões na parte da tarde, os passageiros podem despachar sua bagagem direta para outro país europeu, e comprar no aeroporto de Lisboa rápidas excursões pela cidade, visitando Torre de Belém, Mosteiro dos Jerônimos, Monumento aos Descobridores, Castelo de São Jorge, Ponte 25 de Abril, Rua Augusta, Alfama,Chiado, Rossio, Praça do Marquês de Pombal, Parque das Nações etc.

Informações sobre tarifas e voos de conexão no escritório da TAP em BH, Rua Fernandes Tourinho 147/401, na Savassi, onde você será atendido por Leslie, Eliane e Juliana. Serviço disponível de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h30. Reservas também pela central em São Paulo, fone 0300-2106060. 



RESERVAS DE ATLETICANOS PARA O MARROCOS

Este blog está sendo postado em 22 de julho, portanto dois dias antes da espetacular decisão da Taça Libertadores da América, no Mineirão, em Belo Horizonte-MG, Brasil. A finalíssima envolve o Clube Atlético Mineiro e os paraguaios do Olímpia. Em Assunção, no último dia 17, o Olímpia ganhou por 2 a 0 e traz esta vantagem. Pode perder até por 1 gol de diferença.

Os atleticanos gritam em coro, desde que eliminaram o Newell's Old Boys da Argentina nos pênaltis: "eu acredito, eu acredito". Para eles, nada é impossível e seu time vai fazer prevalecer a mística de "Galo forte e vingador". Eles confiam - ilimitadamente - no potencial do atual bicampeão mineiro e na força de sua apaixonada torcida.

Mas a confiança geral é tão grande que, mesmo antes da decisão no gramado, na noite do dia 24, quarta-feira,  dezenas de torcedores já fizeram reservas na TAP, via agências de viagens e operadoras, tentando garantir seus lugares nos voos de Belo Horizonte para Lisboa e conexões para Casablanca e Marrakech. Este ano, a decisão do Mundial de Clubes será no Marrocos, onde o Bayern de Munique vai aguardar seus futuros adversários.

E conseguir lugares nos jatos da TAP está difícil, pois a ocupação de assentos é muito grande em meados e no final de dezembro, em função das viagens no Natal. Vamos aguardar o desfecho desta história. 
 

 








   
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário