segunda-feira, 9 de setembro de 2013

A MAIOR FEIRA DAS AMÉRICAS DA HISTÓRIA



EM 2014, SERÁ 42ª EXPO INTERNACIONAL DE TURISMO
 
Foi muito mais do que se esperava inicialmente: o 41° congresso da Abav Nacional, de 4 a 8 de setembro, no Pavilhão do Anhembi, zona norte de São Paulo, foi o maior da história da entidade, com números recordes de público e grande repercussão turística, política e econômica. E a Feira de Turismo das Américas foi a maior em número de estandes e presença de expositores. Desde já, seu novo nome está escolhido: em 2014, será a 42ª Expo Internacional de Turismo.



Números oficiais revelados pela Abav Nacional: foram mais de 50 mil pessoas presentes, sendo 842 jornalistas nacionais e estrangeiros; total de 2.613 marcas expositoras; 3.978 pessoas foram aprofundar seus conhecimentos turísticos na Vila do Saber; e o congresso gerou 5.494 empregos diretos no Anhembi, durante cinco dias. 
 
Cerimônia de abertura do 41º congresso Abav

Razão principal da mudança: a feira deixou de ser das Américas do Norte, Central e do Sul, para se tornar uma exposição de âmbito mundial, congregando nações que representam todos os continentes, e com forte presença de países asiáticos.

O sucesso do congresso vai além dos números e recordes, pois atraiu também milhares de pessoas, que tiveram dois dias (7 e 8 de setembro) para visitar o pavilhão único da feira e conhecer as maiores novidades do turismo – desde novas companhias aéreas operando no Brasil (como a Ethiopian) , novos roteiros de excursões e cruzeiros marítimos à divulgação e promoção institucional de múltiplos destinos.

O presidente da Abav Nacional, Antonio Azevedo, creditou o sucesso do evento ao cuidado em sua organização e planejamento, elogiando a competência das equipes mobilizadas em função do congresso. A logística foi muito bem avaliada. O formato da feira turística foi o grande avanço em relação aos congressos anteriores. E a mudança do Riocentro para o Anhembi comprovou ser acertada e oportuna.

O quartel general das delegações nacionais e estrangeiras foi o Hotel Holiday Inn Park Anhembi, anexo ao centro de exposições. Importantes reuniões aconteceram no hotel, como a plenária da Abav Nacional e seu Conselho Deliberativo.

O congresso reuniu 60 países, representados pelas entidades nacionais de turismo e órgãos de promoção. A área de exposição teve mais de 58 mil metros quadrados. Entre os países que mais se destacaram, fora do Brasil, estão Portugal, Singapura, Estados Unidos, Alemanha, Itália, França, Espanha, Argentina, México, Colômbia , Coréia do Sul, Índia, Turquia e Emirados Árabes.

Tendo o Amazonas como homenageado especial, e com grande foco na Região Norte do país, o congresso mostrou ainda um desfile de atrações nacionais: Parintins, Pantanal Matogrossense, Cataratas do Iguaçu, Serra Gaúcha, praias do Rio, resorts do Nordeste, Lençóis Maranhenses, Chapada Diamantina, Jericoacoara, dunas de Genipabu, Maragogi etc. A presença de Minas Gerais foi modesta, muito aquém do que pode mostrar e fazer.


Mas, apesar da pouca criatividade no trabalho de divulgação do nosso Estado, a iniciativa privada do turismo de MG esteve presente, com o recorde de mais de 400 participantes, entre operadoras de excursões, agências de viagens, locadoras etc. Em 2014, o congresso será na segunda quinzena de setembro, entre 24 e 28, novamente no Anhembi. Segundo o presidente Antonio Azevedo, antecipar para setembro garante aos vendedores e compradores mais tempo para divulgação e venda dos pacotes de Natal, Ano Novo e férias de verão. Mais detalhes do grande evento da Abav Nacional a seguir. Fotos da Abav e de Paulo Leonardo Carvalho.


Os estandes foram divididos em alas, com um total de 2.613 marcas expositoras



   NOVA YORK, FLÓRIDA E CALIFÓRNIA BRILHARAM
 
 
Em tamanho, o estande que mais chamou atenção na Feira das Américas foi o do México, apresentando um mosaico do variado produto turístico do país. Mas as presenças mais importantes foram dos Estados Unidos, Singapura, Turquia, Coréia do Sul, Índia e do continente africano. Nos EUA, bastante destaque para a promoção institucional e competência comercial de destinos como Nova York, Las Vegas, Flórida, Califórnia etc, cada um vendendo seu peixe.

Las Vegas divulgou seus monumentais cassinos, shows milionários e vários espetáculos do Cirque du Soleil em seis hotéis, além de seus shoppings, voos de helicóptero ao Grand Canyon, voos panorâmicos noturnos sobre o Strip, concentração dos mais famosos hotéis. Já a Califórnia enfatizou as atrações de Hollywood, Beverly Hills e Rodeo Drive; e promoveu Los Angeles, San Francisco , Anaheim, San Diego, Long Beach, Carmel, Santa Monica, Pasadena, Oakland etc.

No estande de Nova York, destaque para a presença da Broadway.com, divulgando os principais shows e espetáculos acontecendo diariamente em Times Square. Os teatros da Broadway ocupam os principais espaços entre as ruas 42 e 48, no coração da chamada Capital do Mundo. O diretor de vendas internacionais da Broadway.com, o brasileiro Renato Rufino (foto), acertou importantes negóc ios com agentes de viagens de todo o Brasil.


Renato Rufino (Broadway.com), destaque na delegação de Nova York


Nova York promoveu ainda suas grandes atrações, como os cruzeiros da Circle Line dando a volta em toda a ilha de Manhattan e passando sob suas monumentais pontes; os concertos de música gospel vendidos pela empresa Harlem Spirituals; as lindas vistas panorâmicas do 70° andar do observatório Top of the Rock, na Rockefeller Plaza, e do Empire State Building, na Rua 34 com Quinta Avenida; a exposição de antigos aviões de guerra e do supersônico Concorde no porta-aviões Intrepid ; o Planetário, animais selvagens, baleias, tubarões e a exposição de carcaças de dinossauros no Museu Americano de História Natural (AMNH), dentro do Central Park, na região da Rua 79.

A Flórida concentou sua promoção nos hotéis e resorts de Miami Beach, e condomínios de luxo em South Beach, além dos parques de diversões de Orlando, como Disney World, Epcot, Disney Hollywood Studios e Reino dos Animais; Estúdios da Universal e Ilhas da Aventura, mais Jurassic Park e Harry Potter; os shows de baleias e golfinhos no parque Sea World, com suas impressionantes montanhas russas; e atrações como Busch Gardens, Centro Espacial Kennedy (Cabo Canaveral) e Wet’n Wild e seus tobogãs aquáticos.

Ainda presentes no estande da Flórida, os shoppings Sawgrass Mills, Aventura Mall e Bal Harbour; os hotéis à beira-mar e os canais de Fort Lauderdale; e atrações de Tampa Bay, Clearwater e St. Petersburg, mais Key West, Naples, Boca Ratton,Palm Beach etc.
O destaque de Singapura ficou por conta da qualidade do material promocional distribuído, focalizando o desenvolvimento do Sudeste Asiático. A Singapore, que já voa direto de São Paulo a Singapura, via Barcelona, teve expressiva participação na feira.

 
      PORTUGAL CHAMOU ATENÇÃO NA FEIRA

Desde a primeira Feira de Turismo das Américas, há mais de 30 anos, Portugal e sua empresa aérea TAP sempre chamaram atenção. Isso ocorreu mais uma vez, com grande número de visitantes ao estande institucional do país (anfitrião, o diretor Paulo Machado) e da transportadora aérea. Com a presença do vice-presidente Luiz da Gama Mór e do diretor geral para a América do Sul, Mário Carvalho, a TAP lançou sua nova carta de vinhos e importantes inovações na classe executiva, com novos cardápios idealizados pelo chef Victor Sobral. Também presente, o representante da TAP em Minas, Carlos T. Dias.

Várias redes hoteleiras portuguesas vieram participar deste 41° congresso, como Vila Galé, Tivoli, Dom Pedro, Pestana e outras; e ainda hotéis tradicionais, como o Mundial, junto à Praça da Figueira, recordista de presença de hóspedes brasileiros na capital portuguesa. O Mundial foi representado pelo diretor comercial Manuel Pinto, que acertou a acolhida a vários grupos de mineiros nesta reta final de 2013 e no ano de 2014.


A TAP Portugal teve presença expressiva, mais uma vez, no congresso da Abav Nacional


A rede Vila Galé foi representada pelo diretor Gonçalo Rebelo de Almeida, que confirmou aos jornalistas a inauguração do hotel no Rio de Janeiro, no último trimestre de 2014, na região da Lapa. O projeto é moderno, mas respeitando na fachada o estilo das construções antigas do bairro boêmio dos cariocas.

Entre os destinos turísticos divulgados por Portugal, além de Lisboa: Porto e Região Norte, Vila Nova de Gaia, Braga, Guimarães, Óbidos, Fátima, Setúbal, Póvoa do Varzim, Viana do Castelo, Beja, Coimbra, Ericeira, Estoril, Cascais, Sesimbra, Vila Real, Espinho e os campos de golfe e hotéis de luxo na região do Algarve. Também presentes os arquipélagos da Madeira e dos Açores, que disputam a presença de mais visitantes brasileiros.


    TAM E GOL LEVARAM OS MINEIROS AO ANHEMBI

Os representantes do turismo mineiro no congresso da Abav Nacional se dividiram entre a TAM e Gol, transportadoras oficiais. A delegação foi comandada por Antonio da Matta, presidente reeleito da Abav/MG. Devido à quantidade de participantes, e ao gigantismo do congresso, ficou difícil identificar ou encontrar os mineiros presentes, mas lá estiveram, entre muitos: Dulce Delarett (Abav/MG), Daniel Dias (Master), Humberto Vieira (Primus) com os filhos André e Rafael (Snow); José Braz Dias da Silva (B & L Travel); Vânia Pinheiro (Brimpex); Maria do Socorro Brasil (Duomo); Regina Casale (Ytur); Ana Maria Mazoni Costa (Roteiro); Montovani Bernardes (Abreutur).

Mais mineiros: Sérgio Linares Vieira (Bravo Viagens); Eugênio Fiúza ( Actuall Hotel); Rodney Gosling (Tourlines); Hernon Rosa (Advance); Giselle Souto (Vila Galé); Fabiano (Copa Airlines); e representantes do Ouro Minas Palace Hotel, Localiza e outras empresas. Mauro Werkema, presidente da Belotur, esteve presente no Anhembi, ao lado da diretora de Promoção Turística, Stella Kleinrath.

Representantes das imprensa mineira: Paulo Campos (Jornal Pampulha e O Tempo), Marden Mota Couto (Turismo de Minas), Alfredo Durães (Estado de Minas), Emilienne Santos (Edição do Brasil) ,Paulo Leonardo Carvalho (Hoje em Dia), Antônio Claret Guerra e Suely (MG Turismo), Luana Bastos (Primeiro Plano Comunicação), Claudia Tonaco (revista Travel 3), Valdez Maranhão, Odair Camillo (BrandNews, Poços de Caldas),Fernando Joly e outros.

Para os mineiros, foi uma alegria reencontrar Roberta Lage, atualmente atuando na agência da TAM Viagens no Morumbi. Foi da Gol por muitos anos.


Detalhe do estande da Gol, que transportou congressistas de vários Estados



Nenhum comentário:

Postar um comentário