segunda-feira, 16 de setembro de 2013

CRUZEIRO DE 13 NOITES PELA GRÉCIA, TURQUIA E LESTE EUROPEU



PELO COSTA DELIZIOSA, CHEGANDO AO MAR NEGRO

O Costa Deliziosa desloca 92.600 toneladas  e leva 2.800 passageiros em suas 1.130 cabines. No momento, opera cruzeiros de 13 noites com destino ao Mar Negro, mais Grécia e Turquia
 
Atenção, passageiros interessados em fazer cruzeiros marítimos pelo Mediterrâneo, Mar Egeu, Mar Jônico e Mar Negro: se quiserem viajar ainda este ano, saibam que o tempo está se esgotando, pois os navios italianos e de outras nacionalidades (registros) só operam essas rotas até outubro e primeira quinzena de novembro. Ultrapassado este limite, a maioria se desloca para o Caribe e Américas Central e do Sul, ou a parte ainda ensolarada da Europa (Ilhas Canárias, Baleares, Madeira, Açores etc).

Já é uma tradição marítima: de abril até outubro, portos europeus; de novembro a março, destinos alternativos (como o Brasil e Atlântico Sul). No inverno, os oceanos se tornam quase cinzentos, os dias são nublados, há muita névoa e falta o sol para atividades no convés, e o frio e ventos fortes chegam para valer.

Neste final de setembro e durante todo o mês de outubro e primeira quinzena de novembro, os navios que operam na Europa fazem seus últimos cruzeiros pelos portos da Grécia, Turquia, Croácia, Inglaterra, Irlanda, Escócia, Malta, Chipre, Egito, Israel, Tunísia, Estônia, Rússia, Ucrânia, Romênia, França, Alemanha, Escandinávia e outros destinos. A partir daí, terão de buscar outros rumos: Ilhas Baleares, Arquipélagos da Madeira e Açores, portos do norte da África etc.

Portanto, a última oportunidade para quem pretende fazer um cruzeiro pela Grécia e Turquia - começando por Savona, na Liguria italiana - e chegando depois ao Mar Negro (Odessa, Yalta e Constanta) é fazer reservas no navio Costa Deliziosa, cuja última saída será em 25 de outubro, numa viagem de 13 noites. Para aqueles que decidem na última hora, e correm atrás, a penúltima saída será no dia 20, sexta-feira próxima (ver o site www.costacruzeiros.com.br)

O Costa Deliziosa não veio ainda ao Brasil (este ano, estão vindo o Costa Favolosa e Fascinosa, a partir de dezembro). O Deliziosa tem 1.130 cabines, com capacidade para mais de 2.800 passageiros. Desloca 92.600 toneladas, tendo comprimento de 294m (quase 3 campos de futebol) 
e largura de 32,25m. Navega a uma velocidade de 21,6 nós, chegando ao máximo de 23,6 nós, mais de 40 km por hora.

Como todos os navios da Costa, o Deliziosa oferece o melhor da gastronomia italiana, marca registrada da empresa, com mais de 60 anos de operações no Brasil. Basta lembrar seus antigos navios, como o legendário Eugenio C e outros menores, como  Federico C, Anna C e Enrico C, de tantas lembranças nos portos brasileiros e  Atlântico Sul. 

A gastronomia fantástica dos navios Costa


Um mundo de emoções espera os passageiros a bordo de seus cruzeiros (este navio faz até volta ao mundo). É o que veremos a seguir.



PISCINAS,  HIDROMASSAGENS E TOBOGÃ AQUÁTICO

Sendo hotéis flutuantes, os navios são equipados para oferecer aos passageiros o máximo em instalações, entretenimento e serviços. A média é de 1 tripulante para cada 3 viajantes. As tripulações têm pessoas de mais de 30 nacionalidades, verdadeira babel de raças e idiomas. Mas a maioria entende italiano, inglês e espanhol. No caso dos navios que se deslocam para o Atlântico Sul, o entendimento do português se torna quase obrigatório.

As quatro piscinas de hidromasssagem (jacuzzis) são indispensáveis, e esta fica na popa, parte traseira


Vejam o que o Costa Deliziosa oferece:  um luxuoso teatro com 3 andares (decks 1, 2 e 3), na proa, parte da frente; três piscinas ,sendo uma com cobertura retrátil, sendo aberta ou fechada dependendo do tempo; quatro hidromassagens (jacuzzis); simulador de Grand Premio de F-1; simulador de golfe e área externa para aprendizado; cinema em 4D com telão; cassino com máquinas caça-níqueis e mesas de jogos; telão gigante ao ar livre, para shows, filmes e espetáculos, também com teto retrátil; piscinas com tobogãs para crianças e adultos; e mais uma piscina exclusiva para crianças (Squock Club).

São quatro restaurantes nos decks 2 e 3, na popa, parte de trás, além de um restaurante Club e outro Samsara, com taxa de reservas, menos para os ocupantes das cabines e suítes Samsara. São onze bares, sendo que o Grand Bar tem pista de danças. Há bandas e conjuntos musicais espalhados pelas áreas sociais do navio e deck da piscina. A equipe de animação cuida das brincadeiras de salão, com brindes da Costa para os premiados.

Há também um Cigar Lounge, onde se pode fumar charuto e cachimbo, e um Coffee & Chocolate Bar. Claro que existem discoteca para jovens, capela onde são celebradas missas diárias em pelo menos 2 idiomas, mais biblioteca, internet disponível, ambulatório médico, escritório de excursões e serviços de fotografia, além de espaços para eventos corporativos. As missas de renovação dos compromissos do matrimônio são outra tradição da Costa, com capelão a bordo.

O tobogã colorido que termina na piscina do penúltimo andar é uma das maiores atrações da viagem

A área de bem-estar a bordo se concentra no Samsara Spa, nos decks mais altos, com 3.500 m2 em dois níveis, tendo academia de esportes (ginásio), termas, piscina para talassoterapia, salas de massagens e tratamento, sauna, banho turco e solarium de raios UVA. O navio tem, no último andar, quadra poliesportiva para jogos de basquete, vôlei e tênis; e um circuito de jogging ao ar livre.

Crianças acima de 3 anos podem ser entregues pelos pais, de manhã, ao Squock Club, cujos monitores se encarregam delas pelo dia inteiro. Enquanto os pais se divertem na piscina, galeria de lojas ou cassino, elas ficam entretidas em gincanas culturais, aulas de desenho e várias atividades ao longo do dia. Almoçam e jantam com os monitores, e só verão os pais à noite. Até participam de uma bandinha e desfile infantil no teatro, simulando baile de carnaval.

Ninguém pense em monotonia. Nos navios, cada dia é diferente do outro, com novas opções de diversão e lazer. E, com tantas áreas abertas (céu e oceano), com tanta luz, e tanto o que fazer nas áreas sociais, falar em claustrofobia soa como uma heresia. Ou mania de apontar defeitos.
Diversão garantida para todas as crianças a bordo


UCRÂNIA E ROMÊNIA, OS PONTOS ALTOS DESTE CRUZEIRO

Nesta viagem do Costa Deliziosa ao Leste Europeu e Mar Negro, mas começando pelo Mar Tirreno (costa da Itália) e depois o Mediterrâneo, os pontos altos são três escalas intermediárias: Constanta, ou Constanza, na Romênia, no sétimo dia de viagem; e duas importantes cidades da Ucrânia - Odessa e Yalta - nos dias seguintes. São lugares com beleza natural, bons museus, vida cultural intensa, boa comida e uma forte herança do passado.

Foi em Yalta que, no final da II Guerra Mundial, no segundo semestre de 1945, as grandes potências se reuniram para decidir como ficava a divisão política do mundo, nos escombros do III Reich. Para se ter idéia do nível dos presentes: Franklin Delano Roosevelt, presidente dos Estados Unidos; Winston Churchill, primeiro ministro da Grã-Bretanha; Charles De Gaulle, presidente da França; e Josef Stalin, ditador da então URSS, União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

O roteiro do cruzeiro é rico em cultura e tradição, mas outro destaque é o sexto dia, dedicado às compras em Istambul, onde o navio escala de 8h às 19h, no dia 25. Tempo mais do que suficiente para compras no Grand Bazaar e no Mercado de Especiarias. Tudo o que se pode imaginar, desde tapetes persas a caviar do Mar Cáspio.

Detalhes principais do cruzeiro de 14 dias e 13 noites, quando o navio parte do porto de Savona às 16h30 de sexta-feira, 20 de setembro. Primeiro, um dia inteiro de navegação, deslocando-se da Itália para a Grécia. A escala inicial é em Katakolon, berço da primeira Olimpíada, com majestosas ruínas de pedra. A parada será de 14 às 19 horas, dia 22. 

Em cada escala, a Costa oferece uma série de excursões em ônibus fretados com guias. Em Katakolon, dois casais podem alugar um táxi, que fica mais barato. Mas pode-se  também apenas passear pela região do porto, cheia de boas lojas e restaurantes. Há vendedores de rua oferecendo cintos, bolsas, camisetas, bonés e artesanato grego.

No quarto dia (23), escala na belíssima ilha de Mykonos, jóia do litoral da Grécia, com a vantagem de ser menos montanhosa e não precisar de teleférico para subir à parte alta, como em Santorini. O navio fica em Mykonos de 14 às 23 horas. Há programas noturnos que incluem jantares e shows de danças em restaurantes típicos gregos. A crise econômica fez tudo ficar mais barato para quem traz euros.

No quinto dia, chegada à Turquia e primeira parada em Izmir, bonita cidade litorânea, com variado comércio. Chegada bem cedo, às 7h30, e partida às 14h. No dia seguinte, é a vez de Istambul, um dos melhores centros de compras do mundo.  A situação política está menos tensa agora, e a Praça Taksim mais tranquila. Mas sempre é bom ter cuidado e não andar desacompanhado. Indispensável conhecer Hagia Sofria e Mesquita Azul (a única com seis minaretes)

No sétimo dia, escala em Constanta de 8h às 19h30, e muitos terão então seu primeiro contato com a Romênia, país de forte tradição cultural. No oitavo dia, chegada à Ucrânia por Odessa, com escala de 9h às 18h. O artesanato deste país é um dos mais famosos do mundo. E no nono dia, 28 de setembro, será tempo de se aprofundar na importância política e histórica de Yalta, onde o Costa Deliziosa fica de oito da manhã às seis da tarde.

O décimo dia será de navegação, deixando o Mar Negro para voltar à Grécia. Escala em Pireus, porta de entrada de Atenas, no dia 30, com várias excursões organizadas para conhecer ou rever a Acrópole, com os principais templos em reformas, cercados de estruturas metálicas. A escala será é de 8h às 14h, porque o navio tem de rumar para a Itália. O 12° dia será todo de navegação, última chance para curtir toda a estrutura de lazer do navio, piscinas e jacuzzis.

No 13° dia, escala em Civitavecchia, porto do Mar Tirreno, a 60 km de Roma, de nove da manhã às sete da noite. A Costa oferece ônibus regulares do navio (apenas 5 minutos) até o centro da cidade, onde se pode tomar o trem e viajar a Roma, com preços que variam de 15 a 20 euros, ida e volta. Descida na Estação Termini, da capital italiana.

Esta é uma boa oportunidade de visitar o Foro Romano, Via dei Fori Imperiali, Piazza Navona, Piazza Venezia, Arcos de Tito e Constantino, Coliseu, Piazza di Spagna (Trinitá dei Monti), e ainda conhecer o Vaticano, agora rejuvenescido com a figura acolhedora, simples e despojada do Papa Francisco - aquele que recusou os sapatos vermelhos de seu antecessor.

Na manhã do 14° dia, o navio atraca em Savona às 9h e os passageiros tomam o rumo de casa, ou continuam pela Itália. Muita gente costuma esticar o programa até Turim, Milão, Veneza, Florença e Siena. A Costa leva muitos viajantes de ônibus fretado até o Aeroporto Malpensa, de  Milão, num percurso de 2 horas e meia por uma bela região de montanhas e túneis. E já será tempo de começar a pensar no próximo cruzeiro.

O cassino oferece máquinas caça-níqueis e mesas de jogos, mas menores de 18 anos não podem apostar





ESCOLHER A MELHOR CABINE, PELO MENOR PREÇO

Nos cruzeiros marítimos, como  na aviação, não há muito mistério. Garante os melhores lugares quem chega primeiro. Quem deixa para a última hora acaba ficando com as sobras. A experiência de 45 anos em turismo me leva a sugerir que o prazo ideal para reserva, nos dois casos, é de seis meses. Exemplo:  comprar agora seu cruzeiro  para abril/maio de 2014, e adquirir em janeiro/fevereiro as passagens para a viagem de setembro/outubro.

Muita gente se julga mais esperta e resolve deixar par a última, hora, mas pode ser um tiro no pé: os preços das passagens sobem muito e o dólar ou euro podem estar ainda mais caros. A cabine externa com varanda, que custou cerca de US$ 2.500 mais taxas por pessoa, seis meses antes, agora terá preço superior a US$ 3.500. Também corre o risco de não encontrar a cabine preferida, em andar alto, tendo de se conmtentar com o que restou no mercado.

A Costa financia tudo em 10 parcelas, no cartão internacional. Clientes mais antigos têm seus privilégios, começando pelos descontos de 5% ou  10%.  Ao fazer seu 2° cruzeiro, o passageiro recebe o cartão CostaClub em sua categoria inicial (Acquamarine). Dependendo das viagens que for acumulando, passa depois à categoria Coral, e finalmente pode atingir a Pearl, mas este cartão com a pérola branca exige, no mínimo, 50 noites pagas a bordo (cada noite equivale a 100 pontos).

Os viajantes precisam ter muito cuidado com os preços "a partir de". No lançamento, e em toda a campanha publicitária que se segue,  as empresas marítimas  só dão preços de cabines internas e das categorias  mais baixas, como a IC. Internas  não têm vista para o mar, e isso requer luz acesa durante o dia. O menor tamanho de uma cabine, seja interna ou externa, equivale a 13 m2. As cabines com varanda podem ter de 18 a 22 m2. E as suítes, acima de 25 m2.
Admirar o pôr do sol é um dos momentos mágicos nas cabines com varanda, ao lado da pessoa amada


Os portadores do cartão CostaClub participam de dois eventos exclusivos, ambos com presença do comandante do navio e seu Estado Maior. São os coquetéis de boas vindas, no segundo dia de viagem, e o de agradecimentos e despedida, no antepenúltimo dia. Brinde com espumante italiano e termina com a valsa de adeus.

Os jantares de gala são outra tradição da Costa, sempre com buffets especiais - serviço à francesa, com entrada, segundo prato (massa ou caldo quente)) e prato principal, escolhendo entre peixe/frango/carne de boi e de porco. Na sobremesa, tortas variadas, tiramissu  ou sorvete italiano (vá direto ao de nozes ou pistache). Nas noites de gala, esculturas iluminadas  de gelo decoram os salões. 

Pela tradição dos navios, há pelo menos cinco refeições por dia: farto café da manhã com mais de 40 itens; canapés na beira da piscina por volta de 10h30/11h; almoço no restaurante superior, sistema de self-service, com variada oferta de pratos quentes e frios, entre 12h30 e 14h30. Há pizza quente, feita na hora, durante todo o dia, assim como sorvetes. No final da tarde, há um buffet de doces e canapés. O jantar é sempre em dois turnos: o primeiro, às 19h, e o segundo, às 21h30. Os shows a bordo também são em dois turnos.

Para os mineiros que estão pensando num futuro cruzeiro, há o escritório da Costa (Bianchi Representações), comandado pela sra. Maria do Carmo Bianchi Brasil (filha de Arlete Bianchi e neta do saudoso Sílvio Bianchi, um dos pioneiros do turismo mineiro). Fica na Av. Álvares Cabral 374, sala 805, no centro de Belo Horizonte. Você será atendido por  Najla, Kenia e Soraia. E-mail: bianchi@bianchiviagens.com.br. Telefones: (31) 3213-5294/5414.



MÚLTIPLAS OPÇÕES DE CRUZEIROS O ANO INTEIRO

Se você está pensando num futuro cruzeiros, opções não faltam - são mais de 200 destinos, incluindo Fiordes da Noruega e Cabo Norte (apenas em julho/agosto, auge do verão), Escandinávia, Rússia, Emirados Árabes, Japão, China, Coréia do Sul, Tailândia, Singapura, Formosa (Taiwan), Mediterrâneo, Mar Vermelho, Mar Negro, Mar Báltico, Mar Egeu, Mar Adriático e Tirreno, oceanos Atlântico e Pacífico, Golfo do México, ilhas do Caribe, América Central, Canal do Panamá, Costa Oeste dos EUA, Alasca, Costa Leste norte-americana, Riviera Mexicana, Ilhas Baleares, Ilhas Canárias, Arquipélagos da Madeira e Açorfs, costa de Portugal e Espanha, costa da África etc.

Veja alguns roteiros com datas de partida próximas:

1) Onze noites no Mediterrâneo, pelo Costa Deliziosa, embarque em Savona em 3 de outubro (o dia em que chega do Mar Negro). Escalas em Katakolon, Haifa, Izmir, Civitavecchia. Tarifa promocional a partir de US$ 829, mais taxas.

2) Pelo Costa Serena, embarque em Savona em 13 de outubro, escalando em Civitavecchia, Palermo,  Palma de Mallorca, Valencia, Marselha e Savona. Preço por pessoa a partir de US$ 349, mais taxas marítimas. Viagem de 7 noites.

3) Pelo Costa Classica, cruzeiro de 7 noites, com embarque em Trieste em 2 de novembro. No roteiro, Ancona, Dubrovnik, Corfu, Argostoli, Kotor, Split e Trieste. Preços a partir de US$ 549.

4) Pelo Costa Fascinosa , pouco antes de sua vinda ao Brasil, cruzeiro de 7 noites partindo de Veneza rumo a Bari, Katakolon, Izmir, Istambul e Dubrovnik. Saída em 10 de novembro. Preços desde US$ 249.  

5) Pelo Costa Mediterranea, embarcando em 5 de novembro, cruzeiro de 5 noites escalando em Barcelona, Palma de Mallorca, Ajaccio, Marselha e Savona. Preços desde US$ 179.



Fique atento a mais um detalhe importante: os preços citados são para apenas 10 cabines por saída. Então, seria melhor publicar os preços das demais cabines, que representam quase 99% da oferta de lugares. Recomenda-se ao passageiro ler com bastante atenção aqueles trechos finais dos anúncios  sobre os descontos, em letras minúsculas. É aí que mora o perigo.

Um teatro luxuoso, com 3 andares, fica na proa e oferece shows variados todas as noites



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