sábado, 30 de novembro de 2013

FEIRAS DE NATAL, UM ENCANTO DA SUÍÇA




Cenários do Natal são reproduzidos para lembrar a todos a importância de celebrar esta data.



A Suíça é um dos países da Europa com maior tradição e brilho no quesito dos mercados e feiras de Natal. Cada cidade procura reproduzir, junto às igrejas e na praça principal, ou proximidades da estação ferroviária, um centro de compras natalinas, onde as pequenas barraquinhas e lojas valorizam o artesanato local, a gastronomia e as tradições do lugar.

Se a época do Natal já nos transporta a um mundo de sonhos e encantamentos, melhor ainda vivenciar isso em pequenas cidades à beira dos lagos ou nas encostas das montanhas dos Alpes. Ao som de bandas de música e conjuntos corais, as feiras são caracterizadas por uma bela decoração, que retrata cenários do passado e do presente. A qualidade de vida da Suíça é conhecida mundialmente.

Nesses mercados natalinos, os moradores da região e os turistas vão encontrar de tudo: deliciosas tortas, bolos e roscas; pães escuros; pratos típicos de cada cantão suíço; chocolates caseiros; deliciosos vinhos trazidos em tonéis ou já engarrafados; e todo tipo de doces em calda ou cristalizados, chocolates quentes para espantar o frio, e cerveja aquecida também.

Os mercados natalinos são abertos em fins de novembro, e duram até 24 de dezembro, com apresentação de grupos folclóricos, orquestras e vários tipos de atrações musicais. Milhares de lâmpadas coloridas iluminam esses cenários que reproduzem a vida das cidades nos tempos medievais. 
Cenários rústicos reproduzem os encantos das aldeias nosAlpes. E os mercados natalinos não deixam de ser um aula de história ao vivo e a cores.


Essas feiras populares acontecem por toda parte, desde as cidades mais visitadas pelos turistas - como Zurique, Genebra, Lucerna, Lausanne, a capital Berna e Basel (Basiléia) -, como também em Montreux, Freiburg, Interlaken, Brienz, St. Gallen, St.Moritz, Davos, Sargans, Winterthur e muitas mais.

Convido você, leitor amigo, a penetrar neste mundo encantado do interior da Suíça e conhecer um pouco da tradição dos mercados natalinos - já desejando-lhe, antecipadamente, e à sua família e amigos, um alegre Natal e o melhor  Ano Novo possível. Se a sua religião não acreedita em Natal e desconheceo Menino Jesus, então receba, pelo menos,os votos renovados de Boas Festas.


 UM  TEMPO DE LUZES, MAGIA E ENCANTAMENTO


De fins de novembro até 24 de dezembro, o mercado natalino de Montreux conta com 150 chalés decorados e iluminados ao longo das margens do Lago Genebra. Na melhor tradição deste tempo feliz – de luzes,magia e encantamento -, deixe-se encantar pelo clima de Natal, de artesanatorústico, de degustações de especialidades regionais, vinho quente e milhares de ideias de presentes esperam pelos visitantes neste espetáculo mágico.

A magia do Natal presente em todo o país


Entre tantas festas populares, das margens do Lago Genebra até as montanhas vizinhas, o Montreux Noël oferece múltiplas atividades em torno de seu tradicional mercado de Natal, encantando visitantes de todas as idades. É possível até visitar o Papai Noel, que vem da Lapônia até sua casa suíça em Rochers-de-Naye.

Melhorando a cada ano, este mercado de Natal encanta os seus 420 mil visitantes, que vêm de vários cantões da Suíça e do mundo todo,  tendo a garantia de uma recepção calorosa e amigável em um festival de cores deste ambiente magnífico no coração do inverno de Montreux, famosa também pelos  seus festivais de música.


As encantadoras feiras de Natal são uma característica de cada final de ano nas cidades da Suíça. 

   

PASSAR O NATAL NA ELEGANTE E REFINADA  ZURIQUE


Escreve-se Zürich, pronuncia-se Zuerich, mas temos a obrigação de aportuguesá-la para Zurique, uma das capitais internacionais do mundo dos seguros e laboratórios farmacêuticos, e um dos principais centros financeiros mundiais, e cidade refinada, cosmopolita e elegantes, reconhecida mundialmente pelos relógios Rolex, Patek Philippe, Breitling, Boucheron, Movado, 0mega, Tissot etc.

Nos últimos anos, Zurique se tornou um ótimo destino para passar o Natal. Diversos eventos e atrações ajudam a fortalecer sua condição de um excelente programa para as festas de fim de ano. E o centro da cidade é uma atração irresistível para quem adora fazer compras, caminhando bem devagar pela deslumbrante Bahnhofstrasse.

Já os mercados natalinos são realmente imperdíveis. Um dos maiores  eventos em recinto  coberto da Europa acontece na estação ferroviária de Zurique. Cerca de 150 barrquinhas festivamente decoradas foram instaladas, apresentando uma grande variedade de ideias para presente.

Pelo 20º ano consecutivo, 7.000 cristais Svarowski estão enfeitando a legendária árvore de Natal gigantesca dentro da estação de trem, encantando jovens e idosos e oferecendo uma das imagens mais encantadoras no pré-natal de Zurique.


 BASEL (BASILÉIA) TAMBÉM SE ENCHE DE LUZES


Esses mercados de Natal são um bom lugar para se comprar artesanato, chocolates e licores caseiros.

 
Também muito famoso, o mercado natalino da Basileia é considerado um dos maiores e mais belos da Suíça. Com seus muitos pinheiros, fachadas e vitrines cintilantes, a cidade resplandece à luz do Natal. Não é só o animado centro histórico a brilhar com a magnífica iluminação do local: as decorações das lojas e das fachadas de muitos edifícios também se mostram radiantes.

No coração da cidade, os turistas  se encantam com seu atraente mercado, com uma atmosfera especial e mais de 100 estandes e lojinhas de madeira, todas alegremente iluminadas.

Durante o Advento, a Basiléia demonstra um charme único. Dois mercados românticos de Natal estão localizados no coração da cidade, situados entre as decorações de Natal que enfeitam a Cidade Antiga, no centro histórico de Barfüsserplatz e ao lado da catedral Münsterplatz, provavelmente o mais conhecido monumento da cidade, onde uma magnífica árvore de Natal é decorada pelo especialista natalino Joahnn Wanner.

Em ambos os locais, muitos comerciantes e artesãos apresentam seus produtos, trazidos das montanhas. Quem estiver procurando por ideias de presentes terá dificuldade de escolher diante da enorme variedade de artigos à venda e na atmosfera de conto de fadas. Muitas delícias culinárias também estão em oferta, variando dos waffles e biscoitos natalinos até as salsichas grelhadas. Um brinde ao Natal e troca de votos de Boas Festas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário