quarta-feira, 6 de novembro de 2013

FESTIVAL DE GRAMADO, SUCESSO HÁ 25 ANOS













Gramado é um destino inesquecível em qualquer época do ano.



Ao comemorar uma trajetória de comprovado sucesso e, ao mesmo tempo, festejar sua 25ª edição, o Festival de Turismo de Gramado (Festuris) consolida sua posição como a segunda maior feira de negócios do turismo brasileiro, logo após o Congresso da Abav Nacional e Feira das Américas.



Gramado, a capital da Serra Gaúcha, recebe - de 7 a 10 de novembro - um número recorde de participantes e de expositores. Há motivos de sobra para festejar. A encantadora cidade vive seu maior momento neste final de ano: a Festa do Natal Luz, já considerada a mais bela entre as comemorações natalinas em todo o Brasil. Um evento com organização impecável.



O Natal Luz, com uma série de espetáculos (como o Nativitaten e Fábrica de Papai Noel) representa a soma de esforços da comunidade aliada ao poder público, e a visão de seus empresários de turismo e hotelaria. A expectativa é de receber, ao longo de oito semanas, mais de 800 mil visitantes.



O Festuris de número 25 recebe altas autoridades e vários convidados ilustres do exterior, como o mineiro Márcio Favilla Lucca de Paula, diretor executivo da Organização Mundial de Turismo-OMT, com sede em Madrid (mais detalhes de sua participação e linhas de ação na sequência deste blog). 



A sessão solene de abertura, como sempre, será no Palácio dos Festivais, à Av. Borges de Medeiros, no coração de Gramado e em frente à Rua Coberta. As Bodas de Prata exigem uma celebração especial e haverá muitas surpresas.



Em meio a tanta festa, não vão faltar as homenagens a Sílvia Zorzanello, como aconteceu nos últimos anos. Ao lado da empresária Marta Rossi, hoje uma das mulheres mais influentes do turismo brasileiro, e detentora de vários prêmios, Sílvia ajudou a fundar a Marta & Sílvia Empreendimentos Turísticos no ano de 1988, e dedicou ao Festival de Turismo o melhor de sua energia e entusiasmo - até ser retirada brutalmente do convívio dos amigos por um câncer devastador.



Mas Sílvia continua presente na história do Festuris, através de seu filho Eduardo Zorzanello, um dos diretores, ao lado de Marcus Vinícius Rossi, filho de Marta. Eles somam sua juventude e dinamismo, e aprendem muito com Marta e a equipe que ela montou há mais de duas décadas.



Os agraciados com o Troféu Festival de Turismo durante essas edições - tenho a honra de ser um deles, troféu entregue em 2005 - serão recebidos como convidados especiais no centro de convenções Serra Park, que tem, na sua entrada, a exposição de fotos dos Amigos do Festuris. E Marta Rossi, Eduardo e Marcus Vinícius vão comemorar sua presença com uma taça de champanhe.


Marta Rossi criou o Festival de Turismo de Gramado, ao lado da saudosa Sílvia Zorzanello




Veja, em seguida, alguns dos eventos e personagens marcantes da 25ª edição do Festuris. O turismo brasileiro marca um encontro na Serra Gaúcha e Gramado acolhe executivos de empresas da Europa, América do Norte, América do Sul, Ásia e outras partes do mundo.







FAVILLA, ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE TURISMO-OMT

Ao lado das autoridades do Ministério do Turismo, Embratur, embaixadas, consulados e entidades importantes do setor, o mineiro Márcio Favilla traz ao Festuris-25 sua visão e experiência, como um executivo que acompanha de perto o crescimento do turismo mundial e projeções para os anos futuros.



Márcio Favilla Lucca de Paula, filho de Milton Lucca e Cidinéia, e mineiro de Belo Horizonte, é o primeiro brasileiro a integrar a Organização Mundial de Turismo, sendo o diretor executivo desde 2010 na sede em Madrid, de onde parte para várias missões internacionais ao longo do ano. 



Depois de uma marcante atuação como secretário executivo do Ministério do Turismo, na gestão de Walfrido  Mares Guia, Márcio se credenciou à vaga aberta  na OMT, tendo o apoio e votos do Mercosul e países da América Latina, Caribe, América Central, e de outras partes do mundo. A instituição tem mais de 150 países membros.



Na OMT, ele dirige as áreas de Relações Externas, Competitividade e Parcerias. A Organização possui três diretorias. Em recente entrevista a Luana Bastos e Marden Couto (Turismo de Minas), na sede da OMT, Márcio contou que uma das diretorias coordena o serviços aos países membros e os trabalhos dos diretores regionais; e a outra trata de programas e coordenação, estando voltada para a consulta, junto aos países membros, das propostas de programas de trabalho, atuando na sua implementação.



Márcio Favilla prevê para este ano um crescimento do turismo mundial entre 3% e 4%. Ele acredita que as viagens estão mais facilitadas por causa de conectividade aérea mais ampla e aproximação diplomática de países. Em 2012, mais de 1 bilhão de pessoas fizeram viagens internacionais. Apesar das dificuldades econômicas enfrentadas por várias nações, a concretização do sonho da viagem ao exterior motiva as pessoas a fazerem um esforço maior para viabilizá-la.

Márcio Favilla veio de Madrid para presidir um importante painel no Festuris em Gramado

       A FORÇA DOS EMERGENTES NO TURISMO


O diretor executvo da OMT falou que a participação dos países emergentes no turismo internacional é cada vez maior.Em 1980, apenas 30% das chegadas internacionais eram provenientes das nações em desenvolvimento. Ele acredita que esta linha vai se cruzar em 2014, invertendo a participação desses países no mercado de viagens ao exterior. Brasil, Rússia, Índia e China têm importante parrticipação neste crescimento, ao lado de outras nações latinas, asiáticas e africanas.



Márcio Favilla está convencido de que haverá cada vez mais espaço para a discussão da sustentabilidade do turismo. Ele lembou que, durante a Rio + 20, foi aprovado um documento que destaca o turismo sustentável entre os 20 temas mais relevantes para a sociedade.



Convidado por Marta Rossi, seu filho Marcus Vinícius e Eduardo Zorzanello, Márcio Favilla preside um dos importantes painéis de debates no Serrano Resort. A Marta & Silvia Empreendimentos, pela sua projeção internacional, foi admitida como membro afiliado da Organização Mundial do Turismo.



        GRANDES DESTINOS  ESTÃO PRESENTES



Pense num destino internacional de grande expressão  e sucesso de público: com certeza, ele está presente no Serra Park de Gramado durante o Festuris-25. A lista de expositores inclui nações importantes como Estados Unidos, Canadá, México, Itália, França, Alemanha, Portugal, Suíça, Espanha, Áustria, República Tcheca, Grécia, Turquia, Hungria, Polônia, Rússia e outras nações do Leste Europeu, Europa Ocidental e Escandinávia; do Oriente Médio e da Ásia, e também do continente africano.  



O número recorde de participantes nesta 25ª edição - previsão de mais de 14 mil pessoas nos dois dias da feira - inclui também o melhor da America Latina, além dos destinos tradicionais brasileiros. Estarão se apresentando também as atrações da Argentina, Uruguai,Chile, Peru, Equador, Colômbia, Bolívia, Paraguai e Venezuela; ilhas do Caribe; e países como República Dominicana, Panamá, Costa Rica, Guatemala, Honduras, El Salvador; e ainda os grandes destinos mexicanos, como Acapulco, Puerto Vallarta, Mexico City, Mazatlán, Cancún, Cozumel etc.



O Cone Sul mostra os encantos de Buenos Aires, Montevidéu, Punta del Este, Iguazu, Mendoza, Córdoba, Rosário, La Plata, Mar del Plata, Patagônia, San Carlos de Bariloche, Santiago, Lima e Machu Picchu, Deserto de Atacama, Lago Titicaca  e estações de esqui na Argentina e Chile; e destinos exóticos, como Ilha da Páscoa e Ilhas Galápagos.



Em vários estandes, estarão presentes importantes companhias aéreas, como Lufthansa, Swiss Airlines, Air France-KLM, Iberia, TAP Portugal, American, United-Continental, Copa Airlines, Delta, USAir, Air Canada, Korean, Japan Air Lines, Singapore, Emirates, Thai International, Qantas, Ethiopian, Qatar Airways, South African, Air Europa, Condor, TAAG etc.



Da aviação brasileira e sul-americana: TAM (transportadora oficial do Festuris), Azul, Gol, Avianca, Aerolineas Argentinas, Taca Airlines, Lan Chile (Latam) etc. Destaque também para a presença de grandes armadoras e operadoras marítimas, como Royal Caribbean, MSC Cruzeiros, Costa Cruzeiros, Norwegian Cruise Line-NCL, Pullmantur, Ibero Cruceros, Celebrity Cruises, Holland America, Carnival Cruise Lines etc.



       GRANDE DELEGAÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS

Será muito forte a participação de empresas dos Estados Unidos, que trabalham na expectativa de que o Brasil ultrapasse, até o fim do ano, 2 milhões de chegadas em seu território - o que explica as missões comerciais vindas de Miami, Orlando, Tampa Bay, Nova York, Los Angeles, San Francisco, Las Vegas, Dallas, Atlanta, Houston etc. Presença confirmada dos parques Magic Kingdom (Disney World), Reino dos Animais, Epcot, Disney Hollywood Studios, Universal Studios, Sea World, Busch Gardens etc.



Pelo quarto ano consecutivo,a região italiana do Vêneto participa do Festuris, aumentando em 70% seu espaço -de 84 m2 para 144 metros quadrados. A delegação  é chefiada pelo ministro do Turismo e do Comércio Exterior, Marino Finozzi. Virão muitos empresários de hotelaria e operadoras.



Muitas embaixadas, consulados, secretarias de turismo, associações ligadas ao setor, entidades diversas e prestadores de serviços estarão representados no Serra Park. A presença internacional é cada vez mais forte: foram 56 nações no ano passado, e agora serão mais de 60.



O Festuris tem o patrocínio do Sebrae e Confederação Nacional do Comércio, e apoio da TAM. Agência oficial, Terra Turismo. Apoio institucional da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul e Prefeitura de Gramado; e apoio cultural da Prefeitura de Santa Maria. 






                          AZUL VIAGENS, PACOTES NO PANTANAL

Entre as novidades deste Festuris,estão os passeios da Azul Viagens em botes, pescarias, cavalgadas e safáris fotográficos no Pantanal e em Bonito, com excursões disponíveis a partir de dez parcelas de R$ 177,50.

A Azul Viagens, operadora de turismo da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, confia no sucesso deste pacote inédito em seu portfólio, com duas saídas semanais de Viracopos-Campinas voando com destino ao exuberante Pantanal do Mato Grosso do Sul.

Dois dos mais belos destinos de ecoturismo poderão ser apreciados  tanto pelos mais aventureiros, como por aqueles que apenas querem curtir a natureza. A aventura proporciona a exploração das águas azuis e cristalinas de Bonito, assim como as incríveis paisagens e a fauna pantaneira. Seja no período das cheias, ou no tempo da seca, os embarques estão garantidos. 

Estão incluídos nos pacotes: traslado aeroporto-hotel; passagem aérea de ida e volta; três noites no Pantanal, na Fazenda San Francisco, com alimentação completa; e também quatro noites em Bonito, no Hotel Marruá, com café da manhã. Embarques às quartas-feiras e domingos. 

Palavras de Marcelo Bento, diretor da Azul Viagens: -“Aliamos a alta demanda de clientes em busca de beleza natural e aventura ao conforto de voos diretos da Azul entre Campinas e Bonito, eliminando o longo translado desde Campo Grande. A possibilidade de conhecer dois destinos tão maravilhosos em apenas uma semana, e com tanta comodidade, nos dá a certeza de estarmos oferecendo um produto ímpar e exclusivo".

         VOOS PARA BONITO COM ATR-72/600

Os voos para Bonito são operados pelas aeronaves ATR-72/600 e duram pouco mais de uma hora. Em Bonito, o programa inclui turismo na Gruta do Lago Azul, flutuação na Nascente Azul e passeios de bote no Rio Formoso. Há pacotes para todos os públicos, com outras opções de hospedagem e preços. Consulte a central de atendimento da Azul Viagens: 4003-1181 ou  site www.azulviagens.com.br 

A Azul Viagens tem forte presença no interior paulista, com grande variedade de roteiros turísticos, voando em jatos ou turboélices da Azul, que opera em mais de 100 destinos por todo o país. A operadora de viagens tem 16 lojas distribuídas em São Paulo, em cidades como Campinas (Shopping Dom Pedro e Campinas Shopping), Jundiaí,  Sorocaba, Piracicaba, Santa Bárbara d´Oeste, Hortolândia, Limeira, Indaiatuba e São José do Rio Preto. São 3 lojas na capital: Shopping Eldorado, Shopping Tamboré e Congonhas. 

A Azul, companhia aérea resultante da união entre a Azul e Trip Linhas Aéreas, é a terceira maior no mercado da aviação brasileira, com uma frota de 128 aeronaves, mais de 9.300 funcionários, 896 voos diários, 102 destinos servidos e mais de 31% do total de decolagens do país. Já ganhou vários prêmios nacionais e internacionais, e foi eleita como a “Companhia Aérea mais Pontual da América do Sul” pela FlightStats. Saiba mais em www.voeazul.com.br.

Os jatos Embraer 195 operam as rotas mais nobres


Nenhum comentário:

Postar um comentário