terça-feira, 25 de março de 2014

EMOCIONANTE ENTREGA DE PLACA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MG


Em seu discurso,  Ivair Nogueira lembrou detalhes da trajetória profissional do homenageado

Caros leitores e amigos, permitam-me comemorar hoje com vocês um emocionante momento na minha carreira: a entrega da placa pelos  50 anos de jornalismo, feita na Assembleia Legislativa de Minas, em sessão solene, atendendo a um requerimento do 1° vice-presidente, deputado Ivair Nogueira, já em seu quinto mandato estadual.
Em nome do presidente Dinis Pinheiro, coube à deputada Liza Prado presidir esta sessão, que começou com o Hino Nacional, executado pela Banda BIOS, do Corpo de Bombeiros, sob o comando do sargento Marcelo Santana. A mesa principal contou ainda com Frei Cláudio van Balen (Paróquia do Carmo, convidado especial), e Roberto Fagundes, presidente da ACMinas. No plenário, cerca de 100 amigos, colegas de profissão, ex-colegas do CPOR e da Faculdade de Direito da UFMG, e três craques do passado: Wiilson Piazza, Palhinha e Beto Arantes.
Em seu discurso, o dep.Ivair Nogueira citou aspectos da vida profissional e pessoal do homenageado, nessas 5 décadas dedicadas ao jornalismo, ressaltando seu amor à verdade, respeito ao leitor, e dedicação total, que serve de inspiração aos mais jovens. Lembrou os serviços prestados à Imprensa mineira, tanto no Esporte como no Turismo, e a permanente preocupação de servir.
O dep.Ivair Nogueira considerou que a placa reflete a gratidão do Poder Legislativo, em nome do povo mineiro, e sua entrega é um ato de justiça e reconhecimento  ao mérito profissional


A entrega da placa foi feita pela dep. Liza Prado e pelo autor do projeto, dep. Ivair Nogueira


              GUY DE ALMEIDA E FREI CLÁUDIO,
              DOIS HOMENAGEADOS ESPECIAIS


Ao fazer o agradecimento por esta placa recebida, que dividi com a família, os companheiros de trabalho e os amigos presentes, prestei uma homenagem especial a Guy de Almeida, com quem iniciei minha carreira - ele era, na época, redator-chefe do antigo "Diário de Minas". Guy foi modelo, inspiração e exemplo de dignidade, ética, senso moral e competência jornalística - "o maior garimpeiro de talentos na Imprensa mineira, rigoroso ao extremo e perfeccionista".
Além de sua esposa Clélia Bacha de Almeida, estavam no plenário seus filhos Artur Almeida (editor geral e apresentador do MG TV na Rede Globo) e os irmãos Arnaldo, Beatriz e Guy Afonso Filho, mais dois netos jovens. Guy e Cllélia, com os filhos pequenos, viveram nos anos 60 e 70 a experiência do exílio político no Chile e Peru.
O outro homenageado, Frei Cláudio van Balen, é autor da maior obra de assistência social, evangelização e cidadania  já vista na Arquidiocese de Belo Horizonte - "um sacerdote 24 horas por dia,  levando a palavra de Deus a todos, sem discriminações e preconceitos, e sendo um exemplo de dedicação, fidelidade e coerência cristã".

Há mais de 4 décadas na Paróquia, e tendo completado 80 anos em setembro passado, este admirável frei holandês se multiplica para dar conta de tantas tarefas - escrevendo livros, fazendo palestras, dando cursos e pregando nas homilias, que são aplaudidas de pé, todos os domingos, às 11h, numa igreja superlotada.
Lembrei ainda, rapidamente, aspectos de uma carreira já longa, passando pelas redações do "Correio de Minas" e revista 3 Tempos; semanário "Binômio"; chefia de Esportes na TV Itacolomy e TV Alterosa; produtor do programa esportivo "Bola na Área"; editor de Esportes e  colunista por vários anos no "Estado de Minas", dividindo a penúltima página do Caderno principal com o saudoso Roberto Drummond.

Trabalhei também como editor e chefe do Serviço de Produção na Assessoria de Imprensa e Relações Públicas do Governo de Minas (gestão de Rodrigo Mineiro, exemplo de competência); e os últimos 24 anos dedicados ao jornal "Hoje em Dia", sendo 18 anos como editor do Caderno de Turismo, recordista de prêmios na Imprensa brasileira - quatro deles recebidos em Antuérpia, Viena, Edimburgo e Gênova.
Lembrei também outras valiosas experiências profissionais: os 2 anos como assessor de Relações Públicas do INDI e mais 14 anos na Cemig, a empresa mais organizada que conheci na vida, e a número 1 do setor elétrico nacional. Falei ainda da gestão exemplar da Forluz, considerada modelo entre as fundações de previdência privada no Brasil, e o Cemig Saúde, responsável pela assistência integral a 19 mil participantes, entre ativos e aposentados.
Na parte final, mostrei a importância da família em nossa vida, começando por Ana Maria Noce Fraga, educadora, voluntária em obras sociais - minha amada esposa, mãe exemplar e avó adorada pelos 3 netinhos. Nosso casamento, que já dura 47 anos, foi abençoado pela presença de Luiz Otávio (in memoriam), Marcelo Noce Fraga e sua irmã Ana Cristina; pelo genro Cássio Santos Mol e nora Ana Cristina Collares, considerados também filhos; e pelos netinhos Mariana Noce Fraga Mol, Rafael e Larissa Collares Noce Fraga.

A filha Ana Cristina Noce Fraga falou sobre a importância do pai para ela, seu irmão Marcelo e os 3 netinhos

Antes de encerrar a solenidade,  a filha Ana Cristina subiu à tribuna para falar da importância dos pais em sua vida, a união da família, e solidariedade e amizade entre todos, a valorização do trabalho e a superação. Os netos Rafael e Mariana exibiram no plenário um banner: Vovô  Parabéns! Te Amamos. Estavam presentes meus irmãos Jair Fraga e Mariia de Lourdes Schwaner, também  emocionados.

Rafael e Mariana Noce Fraga Mol exibiram esta faixa em homenagem ao seu avô

A deputada Liza Prado fez o discurso final, ressaltando a justiça desta homenagem do Poder Legislativo a um jornalista que há 5 décadas vem procurando honrar e dignificar sua profissão. A Assembleia procura ser, cada vez mais, o poder e a voz dos cidadãos. E estar sintonizada com os anseios da população.

Os convidados, em seguida, participaram de coquetel.


            WILSON PIAZZA, PALHINHA E BETO

             TAMBÉM FORAM Á ASSEMBLEIA
Dois amigos que ajudaram muito na organização da solenidade:José Aparecido Ribeiro, especialista em mobilidade urbana e consultor em hotelaria, e Ronan Ramos de Oliveira, ex-companheiro da TV Itacolomy e presidente do CNCP, Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo. Muito importantes, também, a participação e eficiência da equipe do Gabinete do deputado Ivair Nogueira, e do pessoal do Cerimonial e Relações Públicas. Muito ativos com suas câmeras, os amigos Valdez Maranhão, Eloy Lanna e Regiane Avelar.

Outros bons amigos presentes: Emanuel Carneiro, diretor da Rádio Itatiaia, com Ilma Araújo; dr. Marcelo Mascarenhas, com Cleide Bicalho; dr. Rodrigo Estêvão Teixeira (com Fernanda); eng. Aloísio Vasconcelos, ex-diretor da Cemig e ex-presidente da Eletrobrás; Ronaldo Vasconcelos, presidente da empresa Águas de Minas e seu irmão Ricardo; eng. Raul Barros e Vanda; eng.  Manoel Ricardo Baeta da Costa, com Eliane; Francisco de Assis da Silva, ex-companheiro da  turma de IInfantaria no CPOR de BH (1958/59); Walter Mol e Elza, pais de meu genro Cássio Santos Mol; escritora Augusta de Godói C. Machado e sua filha Luciana de Godói M. Gomes; e os vizinhos do Ed. Ana Luíza, na Serra - Cesar Augusto Alves Neto, com Carminha, e João Flávio de Carvalho, com Alaíde.

Roberto Fagundes (ACMinas), Ivair Nogueira e José Aparecido Ribeiro, especialista  em mobilidade urbana


No plenário da Assembleia, estavam muitos amigos de várias áreas, como o Esporte: os ex-craques Wilson Piazza, Palhinha e Beto Arantes (os dois últimos, afilhados de casamento) e o médico Neylor Lasmar. Da Imprensa: Pérsio Farhat Fantin; Eujácio Antônio Silva (Jornal "Edição do Brasil"); Erasmo Ângelo com Leni; Luiz Fernando Perez e Rogério Perez; o escritor Mario Ribeiro; Alysson Lisboa Neves (editor de Novas Mídias da revista "Encontro"), com sua mãe, sra. Elda Lisboa Neves);  e João Carlos Amaral, presidente da Abrajet-MG, muito ativo documentando as cenas para seu blog instantâneo e tirando fotos com a Banda BIOS..
Quatro ex-colegas da turma de 1965 da Faculdade de Direito da UFMG: desembargador Roney Oliveira e advogados Paulo Nonato Passini, Juarez Silva Dantas (com Maria Ivete) e Ronaldson de Oliveira Naves. Amigos do Clube Caçadores-Mangabeiras: empresários Aggeo Lúcio Gualberto Ribeiro e Luiz Geraldo O. Chaves com Helena Maria - Leninha (Valadares Tecidos).  
Do Turismo mineiro e hotelaria: César de Abreu Viana (Hotel Financial) e seu filho Sady (Vert Hotéis); Fernando Dias (Master); Rodrigo Mangerotti (Hotéis Arco); Mácoud Patrocinio, presidente do Mercado Central;  Peter Mangabeira, diretor da Pampulha Turismo, que transportou a Banda BIOS; Antônio da Matta (com Márcia Resende), presidente reeleito da Abav/MG; Maria do Socorro Brasil (Duomo Turismo); Tulio Cambraia (com Bete), da Fundação Unimed; Montovani Bernardes, diretor da Abreutur; Carlos T. Das, representante da TAP Portugal; Jornal Turismo de Minas; Cláudio Soares (Real Turismo); Vicente Maia do Prado (vice-presidente do Sindetur/MG); Bauno e Izabella Paiva (Mayor Turismo); Marco Aurélio Carvalhio (Ribalta Ltda)
Da área educacional:  as amigas Cristiane Nogueira; Fernanda de Araújo, supervisora pedagógica do Col. Santo Agostinho; Alessandra M.M. Colina, do Colégio Santo Antônio; empresária Darla Leão (Villa Bambini), grandes amigas da minha filha Ana Cristina,

Dos ex-colegas da Cemig, lá estavam José Cesário Alvim Figueiredo (com Maria Luzia); Heloísa Narciso, aposentada (agora no gabinete do dep. Dinis Pinheiro); Moacir José Moreno Lopes e José Antônio Neves. Outros amigos muito queridos: Regina Meyer Pires Lopes, com os filhos Rafael Meyer Pires Lopes (afilhado) e Mateus com seu violino, convidado para tocar "My Way"; eng. Amadeu Civitarese (Achevi Consultoria); Adalberto Costa (Adega Gran Reserva). O jornalista e escritor Carlos Lúcio Gontijo veio de Santo Antônio do Monte para prestigiar seu velho amigo e conterrâneo.
Se algum dos presentes foi esquecido, peço mil desculpas. Numa hora tão emocionante como esta, a memória costuma falhar e as listas de presença até ajudam muito, mas alguns nomes estão ilegíveis.Obrigado a todos.

Além da execução do Hino Nacional, a Banda BIOS deu um show durante a solenidade



          UM JUSTO RECONHECIMENTO PELA SUA

          GRANDE CONTRIBUIÇÃO, DIZ ANASTASIA

Ao justificar sua ausência na solenidade no plenário da Assembleia Legislativa, o governador Antonio Augusto Anastasia enviou esta mensagem ao dep. Dinis Pinheiro:
- "Visto que compromissos anteriormente assumidos me impedem de estar presente, registro meus cumprimentos ao jornalista Hélio Fraga, que nesta reunião especial recebe da Assembleia Legislativa homenagem pelos seus 50 anos de profissão, justo reconhecimento à sua grande contribuição para a comunicação de qualidade em Minas e no mundo.
Jornalista especializado em turismo e escritor, Helio Fraga conta com mais de 20 diplomas, troféus e prêmios internacionais, incluindo oito Diplomas de Reconhecimento da Comissão Europeia de Turismo (CET), Medalha de Ouro do Governo da França e três títulos de Cidadão Honorário nos Estados Unidos.
Notório e dedicado profissional, fez mais de 240 viagens ao exterior a partir dos anos 60. Sempre comprometido  com a verdade e confiabilidade das informações repassadas a seus leitores, é com esta bagagem internacional -  aliada à sua competência jornalística - que há 50 anos o mineiro Hélio Fraga nos presenteia com ricas informações sobre o turismo.
Pela sua relevante contribuição ao jornalismo de qualidade, na oportunidade uno-me a esta Casa Legislativa para homenageá-lo. Que os próximos anos sejam de contínuo desenvolvimento e êxito.

Muito obrigado!"
a) Antonio Augusto Junho Anastasia
Governador do Estado de Minas Gerais.
 

O jornalista Alysson Lisboa Neves (revista Encontro) e o dep. Ivair Nogueira

        PROFISSIONAL MÚLTIPLO E COMPLETO,

         SEGUNDO A PLACA OFICIAL ENTREGUE
A placa da Assembleia Legislativa de Minas, tamanho 35 x 20 cm, assinada pelo presidente Dinis Pinheiro, tem esses dizeres:
-"Um profissional múltiplo e completo. Assim pode ser definido o jornalista Hélio Fraga, não só pelo volume e pela qualidade do seu trabalho, mas também pela diversidade de veículos de comunicação em que atuou. Com criatividade e pioneirismo, desempenhou diferentes funções em várias áreas do jornalismo e conquistou muitos prêmios nacionais e internacionais.

Há que se reverenciar, ainda, seu engajamento em causas sociais e ambientais, 


além de seu envolvimento em campanhas pelo desenvolvimento econômico do nosso Estado.

Ao completar 50 anos de exercício profissional, Hélio Fraga recebe merecida homenagem da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
 

Belo Horizonte, 18 de março de 2014.
Deputado Dinis Pinheiro, presidente".



Essa placa me deixou extremamente honrado e agradecido por esta iniciativa do deputado Ivair Nogueira, referendada pelo presidente Dinis Pinheiro.. Uma noite para não se esquecer.
A esposa Ana Maria, companheira admirávelhá 47 anos


Hélio Fraga
24 de março de 2014

5 comentários:

  1. Parabéns Tio Hélio! Você é um orgulho para a nossa família e essa homenagem foi muito mais que merecida! Sempre temos notícias suas aqui nos EUA e sentimos muitas saudades! Um beijo grande, Luciana, Seth e Isabella.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigagado pelo seu carinho Lu! Abraços ao Seth e a Bela.

    ResponderExcluir
  3. Grande amigo Hélio Fraga! Homenagem muito merecida! Me senti honrado em prestigiar este momento importante de sua trajetória pessoal e profissional! E impressionado durante o discurso que resumiu seus feitos..... impressionante e admirável! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Rodrigo,

      Fiquei muito feliz com a sua presença!!
      Fraterno abraço,

      Hélio

      Excluir
  4. Olá Hélio,
    Sua homenagem foi muito tocante, além de merecida. Foi bom participar com você deste evento de sua vida profissional.Parabéns a você e seus familiares.

    ResponderExcluir