segunda-feira, 5 de maio de 2014

PALMA DE MALLORCA E ILHA DE MALTA NUM CRUZEIRO MARÍTIMO DE SETE DIAS.




 
O navio Costa Favolosa voltou à Europa após terminar sua temporada no Atlântico Sul
Uma das especialidades deste blog são as viagens marítimas, ainda que Minas Gerais seja um estado cercado de montanhas por todos os lados. Já que o mar não vem até nós, vamos então atrás dele. Com São Paulo disparado na frente, Minas é o segundo maior mercado de cruzeiros marítimos no Brasil - disputando este lugar com o Rio de Janeiro. Mas essas excursões em navios de luxo vendem muito em outras partes do país, como Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Espírito Santo, capitais do Centro-Oeste e todos os estados do Nordeste, predominando Ceará, Pernambuco, Alagoas e Bahia.
Qualquer que seja a época do ano, há sempre cruzeiros disponíveis - basta você consultar os sites da Costa Cruzeiros, MSC, Celebrity, Royal Caribbean, Pullmantur, Ibero Cruceros, Celebrity, Holland America, NCL,  Princess Cruises e outras companhias. Neste período de maio até outubro, estão na crista da onda os cruzeiros pelo Mediterrâneo, Ilhas Gregas, Turquia, Croácia, Escandinávia, Ilhas Baleares e Canárias, Arquipélagos da Madeira e Açores, Ilha de Malta, Sardenha, Chipre, ilhas do Caribe Leste e Oeste, ilhas do Caribe Francês (como Martinica e Guadalupe), Emirados Árabes, Sudeste Asiático e outras partes do mundo.
Hoje, nossa sugestão é um cruzeiro de 7 noites por Barcelona, Palma de Mallorca, Malta, Sorrento (Sicília) e Civitavecchia-Roma e retorno a Savona, na Ligúria italiana. O navio é o Costa Favolosa, que terminou recentemente sua temporada de 3 meses no Atlântico Sul. Os embarques em Savona serão às segundas-feiras, nos dias 5, 12, 19 e 26 de maio; 2, 9, 16, 23 e 30 de junho; e dias 7, 14, 21 e 28 de julho, no auge do verão europeu.
Palma de Mallorca, capital das Ilhas Baleares, é um dos destinos preferidos por popstars e figuras do jet set internacional, sendo escala habitual de várias empresas marítimas. A imponente catedral gótica, com 3 torres altíssimas, no topo da montanha, é uma de suas referências principais. Iates de várias partes do mundo chegam a Mallorca durante o ano, e seus donos são atraídos também pelos hotéis de luxo, boates, discotecas, casas de shows e restaurantes finos, além de lojas que vendem desde colares de pérolas  até  esmeraldas e diamantes.

Os milionários europeus têm à sua disposição gigantescas marinas para ancorar seus iates de luxo


As Ilhas Baleares recebem turistas do mundo inteiro, com predominância de escandinavos,visitantes do Leste Europeu, e também  de outras partes da Europa, como Alemanha, Holanda, Bélgica, Áustria, Luxemburgo, Itália, Portugal, França, Suiça etc. A alta temporada vai de maio a setembro.
Já a  Ilha de Malta, com várias atrações históricas,  vem sendo um lugar muito procurado pela qualidade do comércio e artesanato, beleza natural, lojas finas e belas paisagens na capital La Valetta. O mar azul transparente é uma característica em quase todos os roteiros operados pelo Costa Favolosa e seus colegas da frota da tradicional armadora italiana.

Uma das vantagens da Costa é dar os preços em reais, parcelados em 10 vezes sem juros nos cartões. Nesta saída de 5 de maio, uma cabine dupla com varanda premium teve o custo de R$ 6.220 para quem reservou e comprou seis meses antes. Agora, talvez este valor tenha subido para R$ 2.800 ou mais .

Mais detalhes da viagem a seguir.
A Catedral de Palma de Mallorca, no topo da montanha, domina toda a orla marítima da ilha

       NA ESCALA EM CIVITAVECCHIA, A CHANCE
       DE VER O PAPA FRANCISCO NO VATICANO

Roteiro completo da viagem, com partida de Savona às 16h30, dia 5, segunda-feira: dia 6, terça, escala em Barcelona das 14h às duas da madrugada, com tempo para assistir a shows espanhóis e danças flamencas e experimentar os restaurantes da Catalunha, que têm fama internacional;  dia 7, quarta, ás 13h, chegada a Palma de Mallorca, capital das Ilhas Baleares, retornando a bordo até 19h; dia 8, quinta, tempo integral de navegação pelo Mediterrâneo; dia 9, sexta, seis horas de escala em La Valetta, capital de Malta (12h às 18h); dia 10, sábado, escala de oito horas em Palermo, na Sicilia (8h às 16h); no domingo, 11 de maio, escala em Civitavecchia e várias excursões com destino a Roma, a tempo de ver a celebração dominical do Papa Francisco na Praça de São Pedro.

Depois da escala de 9h às 19h em Civitavecchia, reinício da viagem rumo a Savona, onde o navio atraca às 9h da manhã seguinte.Aos passageiros que terminam sua viagem, a  Costa vende transfers em ônibus para Milão e outras cidades italianas. Alguns vão direto ao Aeroporto de Malpensa (MXP) para as conexões com os voos internacionais. O nosso, com destino a Lisboa, TP-809, decola às18h15. Há tempo para aproveitar a sala vip Monteverdi, com o cartão Passport Plus da Mastercard.

O Costa Favolosa tem capacidade para 3.850 hóspedes e possui 1.508 cabines, sendo 524 com varanda e 103 com acesso direto ao Samsara Spa. Com comprimento de 290m e largura de 35,5m, o navio desloca 113.216 toneladas e navega a uma velocidade média de 20 nós e máxima de 22, que garantem mais de 40 km/hora.



       MUITAS EMOÇÕES A BORDO E DIVERSÃO
        GARANTIDA, DIA E NOITE, NO FAVOLOSA 
Há um conjunto de 4 piscinas, 5 hdromassagens, tobogãs e um simulador de Grand Prix da F-1


A Costa Cruzeiros, cuja base principal é o porto de Savona, na Liguria italiana, considera este navio Costa Favolosa uma verdadeira obra de arte, fazendo a inevitável classificação como "um palácio flutuante". Os armadores de Gênova (onde a antiga Linea C foi fundada) justificam:

-'" O Favolosa desfila pelos oceanos com o mesmo encanto de uma obra de arte, pois os ambientes internos foram decorados com materiais sofisticados e preciosos, e inspirados nos sedutores cenários dos grandes clássicos do cinema  e nos astros e estrelas que fizeram esses filmes e espetáculos teatrais".
Tendo terminado sua temporada no Atlântico Sul em fins de março, o Costa Favolosa voltou à Europa e reiniciou seus cruzeiros habituais, como este roteiro Perfumes do Mediterrâneo. A serviço dos hóspedes, nos 13 andares do navio, estão mais de 1.300 tripulantes de mais de 30 nacionalidades. Há sempre muita alegria a bordo e diversões dia e noite.
E põe diversão nisso: um teatro com 3 andares e mais de 1.800 lugares; discoteca para os mais jovens; simulador de corridas de F-1 (Grand Prix); simulador de golfe; telão gigante ao ar livre, com cobertura retrátil, para a eventualidade de chuva; um toboágua gigante, alegria da garotada; biblioteca; estação de internet; espaço virtual com varias máquinas de jogos eletrônicos; e um clube privativo só para crianças, com piscina infantil (chamado Squok).
Para o bem-estar dos passageiros, o Favolosa oferece o Spa Samsara em dois níveis, com 6.000 m2, e estão à disposição academia de ginástica totalmente equipada, termas, piscina interna aquecida e talassoterapia, sauna e banho turco, salas de massagens e tratamentos faciais, solário de raios UVA etc. Os passageiros que viajam nas cabines e suítes Samsara têm seu próprio restaurante.
Ainda na área de bem-estar: são 4 piscinas, uma delas com cobertura retrátil; quadra poliesportiva; pista de caminhadas ao ar livre e 5 piscinas de hidromassagem. Entre as brincadeiras na piscina, estão torneios de polo aquático ou vôlei. Não se pode fazer reseva prévia das espreguiçadeiras (mania de turistas latinos): elas são de quem chegar primeiro.
Com refeições divididas em dois turnos, sendo o primeiro às 19h e o segundo às 21h, o Favolosa conta com dois restaurantes maiores, com entradas pelas pontes (decks) 3 e 4, na parte de trás do navio (popa). O serviço nas mesas é feito sempre em dupla- o garçom e seu auxiliar. Muitos deles são filipinos, indianos, indonésios, africanos  e latinos da América Centra (predomínio de Honduras). O maître principal e seus auxiliares são quase sempre europeus, predominando os italianos..
Há também dois restaurantes especiais, exigindo reserva prévia e pagamento de pequena taxa - mas no restaurante Samsara, os hóspedes da cabines e suites já têm esta refeição incluída na tarifa
No Club Restaurant, há serviço à francesa e menus especiais, além de carta de vinhos selecionados,
São 13 bares a bordo, e os dois da piscina são os mais frequentados.Cervejas mais consumidas: Peroni,  Becks, Tuborg, Stella Artois, Corona e Heineken. Os bares ficam nos salões e corredores das pontes 3,  4 e 5. Dois são especiais: o Cognac & Cigar Bar, permitindo cachimbo e charutos, e o Chocolate Bar, com drinks especiais.



           ALGUNS CARDÁPIOS DE UM JANTAR
           BEM "SIMPLES". IMAGINE OS DE GALA
Come-se muito bem a bordo dos navios da Costa, e o Favolosa é um bom exemplo. São pratos da comida italiana, mediterrânea e internacional. Há sempre 3 opções de entrada; creme frio ou caldo quente; seleção de massas; 5 opções de prato principal com peixes, carne de boi, porco, frango e vitela.  E a sobremesa pode ser uma torta, tiramissu, pudim, sofvetes ou frutas com queijos e crackers.

Cada dupla de garçom e auxiliar atende a quatro mesas. São raras as de 2 lugares, predominando as de 4, 6, 8, 10 ou 12 hóspedes, espalhadas nos dois pisos,com acesso pelo corredor e também por uma larga escada em forma de meia-lua.
O melhor da cozinha italiana e mediterrânea nos cinco restaurantes a bordo, mais 13 bares

Há sempre opções de cardápio vegetariano, como este: queijo provolone na chapa com orégano; creme frio de batatas e alho-porró; nhoque de batata com molho de queijo gorgonzola e nozes; e fritura mista de legumes com molho de alho e soja.

Vejam dois exemplos de jantares comuns, considerados bem "simples" - e então imaginem os de gala:

1) Sugestões de entradas: camarões do Mar do Norte marinados e servidos com salada verde e limão; queijo provolone na chapa com orégano. Na parte de cremes e sopas, opção entre creme de aspargos, consomé com ravioles de carne e creme de batatas. Sugestão de massas: lasanha com molho de carne, tomate e benchamel, ou nhoque de batata.
Na sequência deste item 1: são 5 opções de pratos principais, como filé de boi grelhado; peito de frango ao Marsala, servido com batatas castello e anéis de cebola frita; lombo de vitela assada com molho e aromatizada com alcachofras e servido com batatas, feijão verde e cenoura; filé de peixe (Luccio) com molho de pimenta rosa e batatas ao vapor; e peito de frango  servido com purê de batatas e funchos gratinados.  Há duas opções de saladas: Loretta, com alface, rúcula, tomates e rabanetes; ou mista, com pimentão e salsinha, e tempero a gosto.

Na sobremesa; seleção de queijos italianos e internacionais, servidos com crackers, mostarda de marmelo e uvas; e vários tipos de sorvete, como pistache, baunilha,creme,chocolate, morango etc. Pode-se também pedir um prato de frutas, como abacaxi, mamão, melão e uvas. Há sempre vinhos combinando  com esses pratos e custam a partir de 20 euros.



          CAMARÕES E SALMÃO SÃO ROTINA,
          ALÉM DE PRATOS TÍPICOS ITALIANOS



Antes do cardápio "comum" número 2, é bom saber que - sem qualquer custo - o passageiro pode pedir algo especial como filé à Wellington, salmão, atum, camarão etc. à disposição, também pratos tradicionais italianos. Mas, como o preparo das refeições é uma linha de montagem, e segue determinados procedimentos e prazos, o melhor mesmo é adaptar-se ao cardápio do dia.,,00

Sugestões do cardápio "simples" n° 2: nas entradas, verduras grelhadas com vinagre balsamico; torta Lorraine com cebola, toucinho e queijo suíço; ou filé de salmão com salada e molho especial. A seguir, 3 sugestões de sopas e cremes: sopa de cevada com verduras e presunto defumado; consomé de tortellini e creme frio de abacate. Duas opções de massas: penne à Scarpara com alho e orégano,ou arroz com frutos do mar e frango (legítima paella).
As cinco sugestões de pratos principais são: filé de atum à siciliana, servido com tomate e batatas; pernil de cordeiro com ervas à provençal; escalope de peru (em italiano, saltimbocca di tacchino) com presunto e queijo derretido; ninho de batatas estofadas com pimenta e verduras mistas; filé de boi com molho de cerveja, servido com couve e nhoque de pão.

As saladas são "simples" também: salada mista com folhas, tomate, palmito  e pepino,e tempero à sua escolha (5 opções de molhos); e salada Coliseu (Colosseo) com cenouras, aipo, cebolas e azeitonas pretas. Para terminar: seleção de sorvetes (gelatos) ou queijos italianos e internacionais com crackers, mostarda de marmelo e uvas.
Dá para imaginar os cardápios de gala - são pelo menos dois num cruzeiro de 7 dias, fora a Noite Italiana - são muito mais elaborados. De coquetel de camarão e lagosta para cima.  Se o passageiro não se cuidar, volta para casa com 3 quilos a mais. Haja ginástica!
Mais detalhes sobre os cruzeiros da Costa, seus roteiros por todos os continentes e características dos principais navios no site www.costacruzeiros.com.br.

Outras informações no escritório da Costa em BH (Bianchi Representações), comandado por Maria do Carmo Bianchi, com informações pelos fones (31) 3213-5414/5294. Atendimento aos clientes na Av. Álvares Cabral 374/805, de segunda a sexta. E-mail: bianchi@bianchiviagens,com.br

3 comentários:

  1. Olá, Helio! Tudo bem?
    Gostaria de seu contato telefônico e e-mail para lhe enviar algumas sugestões de pauta.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline,

    Meu email é hfraga.rmj@gmail.com e te passo meu contato por ele.
    Todas as sugestões são bem vindas.

    Grato,
    Hélio

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline,

    Meu email é hfraga.rmj@gmail.com e te passo meu contato por ele.
    Todas as sugestões são bem vindas.

    Grato,
    Hélio

    ResponderExcluir