sábado, 16 de maio de 2015

EMPRESÁRIO ROBERTO GONTIJO ENTREGA PLACA EM HOMENAGEM A MEUS 50 ANOS DE JORNALISMO

Na entrega da placa, com Roberto Gontijo, Ronan Ramos e José Aparecido Ribeiro

Em honra de meus 50 anos de jornalismo, recebi nesta semana, em Belo  Horizonte, uma homenagem do empresário Roberto Gontijo - mineiro de Bom  Despacho, 62 anos bem vividos, pai de 4 filhos -, que me ofereceu uma placa comemorativa dessas cinco décadas de imprensa. Foi em sua casa na Rua Marte 119, no alto do bairro Santa Lúcia, onde ele reuniu um grupo de mais de 20 amigos e membros de sua Confraria do Fogão à Lenha. As reuniões são às  segundas-feiras, de abril a dezembro, numa varanda muito agradável.


Claro que fiquei feliz, honrado e emocionado com esta homenagem. Levei comigo a mulher Ana Maria, a filha Ana Cristina, o genro Cássio Mol, os netinhos Rafael e Mariana Noce Fraga Mol, e os amigos Maria Luiza e José Cesário Alvim Figueiredo, que moram no Retiro das Pedras. Convidados especiais da noite, José Aparecido Ribeiro e sua namorada Cleo Vaz, do Amapá, que está em tratamento médico na capital mineira.  Mas, antes de falar festa, considero indispensável dar algumas explicações a meus leitores fiéis.



Nesses 2 anos e cinco meses de existência do blog, vocês são testemunhas de que procurei falar o mínimo possível sobre mim, buscando apenas divulgar e valorizar destinos turísticos, e oferecer roteiros de viagens a meus leitores. Princípio básico: conhecer o  lugar primeiro (sempre pagando), para depois indicar aos leitores com conhecimento de causa. Nada de fazer o blog baseado em releases recebidos ou informações disponíveis nas redes sociais. Tudo aqui é fruto de observação pessoal e pesquisa séria.



Como regra básica, a partir de 1.000 acessos, o titular do blog tem direito a veicular publicidade - neste caso, de companhias aéreas e marítimas, transportadoras terrestres, operadoras de excursões, agências de viagens, empresas de intercâmbio estudantil, hotéís e resorts, parques temáticos, locadoras, atrações turísticas etc. Mas não aceitei qualquer tipo de mensagem comercial, em defesa de minha liberdade de escrever e opinar, recusando várias ofertas. 



Empresas como American Airlines, TAP Portugal, Air France, KLM, United, Delta, Iberia, Alitalia, Air Canada, TAM, Azul, Gol, Aerolineas Argentinas, Lan Chile, Copa Airlines etc sabem disso: sempre que cobrarem preços abusivos, praticarem overbooking, atenderem mal aos passageiros, cancelarem ou atrasarem voos sem justificativa, extraviarem ou danificarem bagagens, permitirem violações e furtos em malas sob seus cuidados, ou causarem prejuízos decorrentes de greves de seus pilotos e tripulantes, elas serão criticadas aqui, doa a quem doer. O passageiro comum sabe que conta comigo - não precisa ser amigo, nem conhecido. Basta que comprove o fato que denuncia. E se dará o direito de defesa ao acusado.


Como leitores constantes nesses quase 30 meses, vocês se recordam de que, eventualmente, citei alguns aspectos ligados à vida profissional, e fatos que me machucaram e doeram muito, como o fim do Caderno de Turismo do jornal "Hoje em Dia", ao qual dediquei mais de 24 anos e jamais imaginei que fosse ter um fim tão melancólico, depois de ser reconhecido internacionalmente e receber tantos diplomas, troféus e medalhas. 

O empresário  Roberto Gontijo com o homenageado e José Carlos Menezes



                RECONHECIMENTO  AO CADERNO DE TURISMO


Assim, voltando à homenagem do empresário Roberto Gontijo, esta placa é também um ato de reconhecimento à qualidade deste blog, e a tudo que o Caderno de Turismo fez por Minas Gerais, sendo sempre um divulgador gratuito de nossas cidades históricas, estâncias hidrominerais, igrejas barrocas e museus, grandes represas e cachoeiras, parques e reservas ecológicas, festas regionais, eventos culturais, folclore, artesanato e gastronomia típica. 



Em vez de ser insosso, incolor, inodoro e insípido, o Caderno de Turismo possuía alma, transbordava de vida e tinha opinião. Não era de ficar em cima do muro e assumia posições. Não abdicava do seu direito de criticar construtivamente e apontar soluções - sempre a custo zero.



Em seu emocionado discurso, Roberto Gontijo confessou que me acompanha há mais de 40 anos, como leitor da antiga e respeitada coluna esportiva no "Estado de Minas", nos programas da extinta TV Itacolomy; e também acompanhou todo o sofrimento pela perda de nosso filho Luiz Otávio, aos 12 anos, vítima do tumor cerebral meduloblastoma, no início dos anos 80, como foi retratado nas páginas do livro "O Menino Valente", já esgotado.


Roberto Gontijo e seus convidados sabem que lutei bravamente pela dignidade da profissão; critiquei os aproveitadores e gigolôs do turismo; e sou e sempre serei contra aqueles que exercem funções públicas para as quais não estão qualificados e visando benefícios pessoais e cabides de emprego. Luto por um Brasil mais justo e honesto, mais sério e melhor governado, e por uma política com P maiúsculo - e não essa roubalheira escancarada, essa podridão que nos rodeia. A placa é mais um estímulo para seguir batalhando por esses nobres ideais.

E talvez o Roberto nem saiba ainda, mas ela veio num momento muito traumático  porque, na semana anterior, numa audiência judicial, tive de profunda amargura de ouvir calado - sem direito a contestar e/ou retrucar -  dois estimados ex-colegas de trabalho, sob juramento,  darem depoimentos tendenciosos e agressivos à minha honra, para defender seu emprego no jornal. Ambos foram previamente alertados pelo juiz de que mentir em processos desta natureza pode resultar em penas de até 3 anos de reclusão (crime de perjúrio), Mas o  medo da demissão falou mais alto. A placa, de certa forma, veio compensar mais esta amargura. Mas um dia a verdade vai prevalecer. 

Ana Maria Noce Fraga e o eng. Cássio Santos Mol


    COMEMORANDO 50 ANOS NO TURISMO MINEIRO

Voltemos então à festa. A lista de convidados de Roberto Gontijo foi eclética, reunindo profissionais de vários segmentos. O turismo e hotelaria foram representados por José Aparecido Ribeiro, ex-presidente da Abih/MG por dois mandatos e consultor em gestão hoteleira e mobilidade urbana; pela ex-deputada Maria Elvira Salles Ferreira, sempre entusiasmada com o grupo das Caminhantes da Estrada Real e suas obras sociais; por José Carlos Menezes, gerente geral do Normandy Hotel; César Viana (Hotel Financial), que acabou não podendo comparecer; e Marco Aurélio Carvalho. 

Por coincidência, dois profissionais do turismo ali presentes estão comemorando 50 anos de atividades no setor e ambos começaram na Ytur Viagens, agência fundada nos anos 60 pelo saudoso Yalmo Gontijo, meu ex-colega da Infantaria no  CPOR: Daltro Nogueira, profissional de alto nível e empresário de sucesso; e Roberto Luciano Fagundes, ex-presidente da ACMinas, ex-secretário de Estado do Turismo e diretor da Clan Hotéis. Daltro e Roberto Fagundes lembraram fatos importantes do turismo mineiro nos anos pioneiros. 

Entre os convidados da área de Comunicaçao Social, a talentosa e atuante Suzely Ortênzio; o sempre bem informado jornalista Márcio Fagundes, agora se dedicando também ao segmento das rádios; o cerimonialista Ronan Ramos de Oliveira, que muitos chamam de eterno repórter da camisa amarela na TV Itacolomy e no "Bola na Área"; o competente e brilhante Teodomiro Braga, agora na FSB Comunicação, empresa vitoriosa e respeitada; Luiz Otávio Pires, ex-assessor de Imprensa da GM e estimado ex-colega no Caderno de Veículos do "Hoje em Dia"; João Carlos Amaral, presidente da Abrajet/MG, sempre ativo com seu blog instantâneo.


Também da imprensa: Hiram Firmino, talentoso editor e ardoroso defensor das causas ambientais; Pedro Paulo Machado de Souza, falando com orgulho de sua revista Fotos e Festas, presente nos principais eventos da sociedade mineira; Valdez Maranhão, ex-presidente da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos de MG, dono do Buteco do Maranhão e autor das fotos que ilustram este blog; e o jornalista Roberto Melo Maia, veterano profissional do extinto "Diário da Tarde".


                                       Maria Evira lembrou minha permanente dedicação ao turismo


Presenças femininas em destaque: Cristiane Nobre (agora na Vero Comunicação) e sua linda filha Maria Carolina; Viviane Furst (Primeiro Plano), muito ativa com sua câmera; Maria Aparecida Moura, presidente do PMDB Mulher; e as senhoras Ana Maria Rajão, Cristina Fabel, Luzia Doralice Monteiro (Araxá). Maria Elvira, em seu discurso, lembrou minha preocupação de sempre divulgar e valorizar Minas nos congressos e eventos no exterior.


Também foram convidados o empresário Manoel Mário de Souza Barros, o organizador de eventos Saulo Filardi, Márcio Tupy (secretário de Comunicação da Prefeitura de Nova Lima), o advogado Túlio Cândido de Souza, Saulo Serrinha e o cantor Nilton Ribeiro, que abrilhantou a noite com suas canções.

Pratos típicos mineiros e caldos quentes foram servidos aos convidados. José Aparecido Ribeiro fez questão de apresentar a chefe de cozinha Helenita Ferreira dos Santos, muito simpática. Apesar da noite fria, o que mais houve foi calor humano - como Roberto Gontijo ressaltou em seu discurso. É assim que deve ser. Agradeço, de coração, esta placa. Reconhecimento é sempre asssim e faz um bemenorme á alma da gente. Vamos em frente.


----------------


Belo Horizonte/MG - Brasil
15 de maio de 2015
Editor: Hélio Fraga
Postagem e edição; Ana Cristina Noce Fraga

Um comentário:

  1. Olá, ótimo artigo. Estou procurando pelo Roberto Contigio. Você teria algum jeito ou um e-mail para q eu possa contata-lo por favor?
    Meu email é freyawissing@gmail.com
    Thanking you in advance.
    Freya

    ResponderExcluir