quarta-feira, 25 de maio de 2016

HARMONY OF THE SEAS, O MAIOR DO MUNDO, UM NOVO MARCO NOS CRUZEIROS MARÍTIMOS


O Harmony of the Seas desloca 226 mil toneladas. É realmente o maior navio do mundo

Uma nova era na indústria de cruzeiros marítimos, um  novo marco no segmento de viagens de férias: chegou o maior navio do mundo, o Harmony of the Seas (Harmonia dos Mares) que, com 226 mil toneladas, supera o até então imbatível Oasis of the Seas. O Harmony é o 25º transatlântico da frota da Royal Caribbean.

Tudo nele é superlativo:

1) Capacidade de 5.479 passageiros (especulou-se que poderiam ser até 6.500), exigindo uma tripulação de 2.364 membros, de 77 nacionalidades (a média da indústria de cruzeiros, em grandes navios, varia de 35 a 50 nacionalidades). Total de 1.227 cabines.

2) São 16 decks (andares), mais de 20 restaurantes e um conjunto de 23 piscinas. Sua  especialidade são o surfe em piscinas, com altas ondas artificiais,  e os tobogãs aquáticos, que impressionam pelo tamanho, variedade e qualidade.

3) Tem o maior tobogã entre os navios de cruzeiros, que fica na popa (parte de trás), cuja descida pelo tubo de água equivale a uma queda de 10 andares.

Promenade, o espaço interior do navio, que tenta lembrar a Quinta Avenida de NY


4) Este é o mais gigantesco navio saído dos estaleiros Chantiers de l'Atlantique, em St. Nazaire, na França. Custo superior a 1 bilhão de dólares (mais de R$ 3.5 bilhões).

5) O Harmony of the Seas iniciou seu primeiro cruzeiro no último domingo, 22 de maio, partindo de Southampton, no sul da Inglaterra, com destino ao porto holandês de Rotterdam. Sua base de operações na Europa será inicialmente o porto de Barcelona. Depois, a companhia optou por Civitavecchia, ótimo porto de uma cidade histórica, a 60 km de Roma, menos de 1 hora em trem ou carro.

6) De agora até fins de outubro, o Harmony faz cruzeiros escalando em portos europeus, como nas Ilhas Baleares e Riviera Francesa. A partir de novembro, e até abril de 2017, vai ficar baseado em Port Everglades, o moderno porto de Fort Lauderdale, no sul da Flórida, hoje um dos mais movimentados dos Estados Unidos - a 45 km de Miami pela autoestrada I-95.

7) O Harmony tem 362m de comprimento por 65m de largura e sua construção levou 38 meses, utilizando 2.500 técnicos e operários. Velocidade média de 45 km/hora.

Este tobogã roxo tem uma descida equivalente a dez andares, na popa do Harmony

Não há  a menor possibilidade de um navio com essas proporções escalar em portos brasileiros - portanto, para conhecer o Harmony é preciso ir a Barcelona, Civitavecchia ou à Flórida. Trocar o frio e  nevoeiro da Europa pelas ilhas ensolaradas do Caribe, pelo menos seis meses por ano, é uma política comercial das principais companhias de cruzeiros no mundo.



    EM NOVEMBRO: BAHAMAS E ILHAS DO CARIBE


Enquanto estiver na  Europa, até fins de outubro, o Harmony of the Seas (jamais confundir com o MSC  Armonia, sem H - nada a ver) vai fazer cruzeiros com escalas em Palma de Mallorca, Malaga, Lisboa e outros portos da Europa em viagens de sete dias. Sugiro conferir roteiros e datas no site www.royalcaribbean.com.br

Adventure Ocean é mais uma atração aquática a bordo do surpreendente navio


Você deve ter lido muita coisa sobre o Harmony em jornais e revistas, mas não ficou sabendo as datas das futuras viagens, quando estiver nos portos da Flórida, Bahamas e ilhas do Caribe Leste e Oeste. Portanto, anote aí: dia 5 de novembro, ele inicia sua temporada norte-americana com o cruzeiro de 4 dias a Nassau, capital das Bahamas.Uma espécie de apresentação oficial do navio ao mercado e aos profissionais de turismo. Seu batismo no Golfo do México.

As datas de partidas de Fort Lauderdale para o Caribe Leste, tendo St.Maarten e St. Thomas como principais portos de escala: 17 e 26 de novembro; 10 de dezembro; 7 e 21 de janeiro; 4 e 18 de fevereiro; 4 e 18 de março; e 15 de abril de 2017.

Para o Caribe Oeste, cujo roteiro tem Labadee, Falmouth e Cozumel como portos mais importantes, o Harmony parte em 19 de novembro; 17 e 31 de dezembro; 14 e 28 de janeiro; 11 e 25 de fevereiro; 11 e 25 de março; e depois parte em 22 de abril para a Europa. Esses cruzeiros rumo ao Atlântico Norte costumam ser mais baratos, duração média de 16 dias.

O magnífico e luxuoso teatro a bordo tem o musical Grease como maior atração


Sugestões de viagens em sua temporada europeia, ainda este ano: em 29 de maio, início de cruzeiro pelas Ilhas Britânicas e Europa Ocidental, escalando em Southampton, Vigo, Málaga e Barcelona. Em 7 de junho, partindo de Barcelona, viagem com escalas em Civitavecchia e Nápoles.
No porto de Civitavecchia, haverá embarques de cruzeiros de 7 dias  em direção a Nápoles, Barcelona, Palma de Mallorca, Marselha, Livorno (Pisa) e retorno a Civitavecchia. Embarques em junho próximo: dias 7, 14, 21 e 28; em agosto, dias 4, 11, 18 e 25; em setembro, dias 1º, 8, 15, 22 e 29; e em outubro, dias 6 e 13. Em 23 de outubro, inicia sua primeira viagem  aos EUA.

Você ainda vai ler e ouvir muito sobre esse Harmony of the Seas. Vamos em frente.

   FESTA DA ITÁLIA NA SAVASSI, EM 29 DE MAIO



A enorme colônia italiana em Belo Horizonte, e espalhada por todos os cantos em Minas Gerais, está novamente em festa. A tradicional comemoração da Data Nacional da Itália terá sua décima edição no domingo,  dia 29 de maio, tendo sido antecipada, pois oficialmente acontece em 2 de junho. Já faz parte do calendário de eventos da Capital mineira e sempre atrai muita gente, e tem o prestígio do Consulado da Itália (cuja sede é na esquina de Av. Getúlio Vargas com Rua Inconfidentes), e ded de associações e entidades importantes, como a Acibra, que congrega os descendentes de italianos.

Houve um ano em que o público presente chegou a 100 mil pessoas, mas não se pode fazer uma previsão segura agora, pois muita gente pode emendar o feriado de Corpus Christi e passar o domingo fora. Embora sejam mínimas as informações disponíveis na data e postagem deste blog, acredita-se que os grupos vão começar a se reunir pela manhã na Av. Getúlio Vargas, a partir  da esquina com Av. Afonso Pena, até a esquina com Av. Cristóvão Colombo (Praça da Savassi) e deve ser organizado um esquema alternativo para o trânsito. As barracas de comidas típicas devem ser instaladas entre as ruas Inconfidentes e Tomé de Souza, em direção à praça, no calçadão da E.E. Bueno Brandão.
Uma multidão deve tomar a pista da Av. Getúlio Vargas, no coração da Savassi


A Festa Italiana se transforma em mais uma opção de lazer na cidade, e nas barracas haverá pizzas de múltiplos sabores, lasanhas, nhoques, canelones, calzones, empadões e outras comidas típicas, como penne, espaguete, talharim  e ravioli. acompanhadas de cerveja artesanal Gioia ou vinhos tradicionais da Toscana, Veneto, Lombardia e Piemonte.

O Consulado da Itália, comandado pela cônsul Aurora Russi, garantiu todo apoio e prestígio à festa, devendo receber autoridades e convidados especiais. Como sempre, haverá barracas distribuindo folhetos promocionais e material de divulgação dos principais destinos turísticos italianos: Roma, Florença Veneza, Milão, Turim, Nápoles, Siena, Pompeia, Ilha de Capri, Sardenha, Verona, Gênova, Pisa, Livorno, Portofino, Savona, Cinque Terre, San Remo, Sorrento etc.

Na decoração das barracas, vão predominar as 3 cores tradicionais da Itália: verde, branco e vermelho. Haverá também informações disponíveis sobre entidades culturais e assistenciais da Itália existentes no Brasil.A Fundação Torino  (no Belvedere) e a Casa Fiat de Cultura (hoje no antigo Palácio dos Despachos) estão sempre presentes.


ANTÔNIO MELANE COMEMORA 50 ANOS DE JORNALISMO
Os amigos que foram abraçar Antônio Melane, em sua casa no Vale dos Cristais


Com o título "Velhos Amigos, Grandes Jornalistas", na edição de 16 de maio do "Estado de Minas",  o colunista Jaeci Carvalho dedicou 70% de seu espaço para comentar a comemoração dos 50 anos de jornalismo de Antônio Melane, ao lado da esposa e filhos, em sua mansão de 2 andares no Vale dos Cristais, com vista privilegiada da região e muito verde em volta.

Desde antes de minha viagem, entre 24 de abril e 13 de maio, e renunciando a dois dias em Los Angeles, garanti a Ronan Ramos (o eterno Repórter da Camisa Amarela) que voltaria a BH a tempo de participar da festa do Melane, que foi meu companheiro na Editoria de Esportes do EM por 17 anos - profissional digno, muito leal, correto, esforçado e dedicado. O Esporte especializado de MG deve muito a ele. Foi um batalhador.

Jaeci lembrou bem: Melane começou no EM como contínuo da Diretoria Geral e, por seu esforço e mérito, passou depois à Redação. Tornou-se um grande repórter e, entre seus troféus particulares, está o de ser grande amigo do tricampeão mundial de Fórmula 1, Nelson Piquet. Fez memoráveis coberturas internacionais.

Entre os anos 70 e 80, ele integrou uma das melhores equipes de Esportes da imprensa mineira em todos os tempos, e trabalhou ao lado de Lauro Diniz, Rogério Perez, Erasmo Angelo, Rogério  Carnevalli, Sérgio Augusto, Flávio Anselmo, Ricardo Honório, Paulo Celso, Walter Luiz, Cornélio Franco, Achilles Reis, Carlos Alberto, Daniel Gomes e outros.

Aconteceu então, naquele sábado, 14 de maio, um reencontro de gerações que passaram pelo EM, com presenças que deixaram Melane emocionado - como Roberto Elísio, Carlos Felipe, Arnaldo Viana, Alfredo Durães, Luiz Fernando Perez, Rogério Perez, Sérgio Augusto. Walter Luiz, Silvio Scalioni e Mirtes Helena, Silas Scalioni, Fafao Oliveira, Lúcio Braga, Ligeirinho, Alberto Escalda (autor das fotos), Wilson Brandão, Artur Morais (ex-Itatiaia) e Helos Porfírio. O vereador Pelé do Vôlei, a quem Melane assessora, circulou em todas as rodas. Roberto Elísio foi o mais festejado entre todos  - testemunha ocular da Política em Minas.

Também foram lá o escritor e jornalista J. D. Vital (que tem a receita de como se faz um bispo no Vaticano) e representantes da nova geração, como Kelen Cristina, Lilian Monteiro, Eugenio Moreira, Rodrigo Gini e outros colegas. O emocionante reencontro serviu ainda para lembrar companheiros que já se foram, como Roberto Drummond, Fernando Carvalho, Túlio Berti, Wagner Seixas, Benjamim Abaliak e Carlos Eduardo de Oliveira. Foram esperados, mas não puderam comparecer, os ex-colegas Paulo Celso, Daniel Gomes, e o editor de Esportes Cláudio Arreguy, de plantão na Redação para fechar o EM de domingo.

Melane merece tudo o que se falou dele. Vida longa para ele.

-------------

PS: Estamos na semana do feriado de Corpo de Deus, dia 26, e muita gente vai viajar. Não custa repetir aqueles conselhos de sempre, principalmente para quem vai utilizar nossas estradas ruins e mal conservadas: muito cuidado ao dirigir, com atenção permanente aos que vão na mesma direção ou vêm em sentido contrário; respeitar as poucas placas de sinalização ainda existentes, pois a maioria foi detonada ou está pichada pelos vândalos; e aqueles conselhos de sempre, como respeitar os limites de velocidade, não parar no acostamento a não ser em caso de extrema necessidade, jamais ultrapassar na faixa dupla contínua; e cuidado redobrado com caminhões e carretas.

Lembrem-se, todos os dias, que álcool e volante não combinam, e jamais assumam a direção de um veículo se não estiverem em plenas condições físicas e com reflexos em ordem. Passeiem bastante, estejam sempre abertos a novos conhecimentos, respeitem  natureza, e voltem em paz e com saúde para suas casas e junto de suas famílias. Que seja um feriado tranquilo e não fatídico. Mais responsabilidade no ato de dirigir e menos pressa para chegar mais cedo - pois a maioria dos acidentes acontece num raio de 100 km do destino final. Bom feriado a todos.

---------------------

Belo Horizonte/MG - Brasil
25 de maio de 2016
Editor - Hélio Fraga
Postagem e edição - Ana Cristina Noce Fraga

(hfraga.rmj@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário