terça-feira, 14 de março de 2017

PORTELA LAVOU A ALMA - APÓS 33 ANOS DE ESPERA





Que não se perca esta oportunidade de ouro, e se dê a este velho portelense - de alma e coração - o direito de comemorar com a Portela o título de campeã do Carnaval Carioca de 2017 (Grupo Especial), após 33 anos esperando na fila. Vitória duríssima e suada, só definida na apuração do quesito final, e com vantagem de  meio décimo entre as primeiras colocadas - pela ordem, Portela campeã com 269,9 pontos; Mocidade Independente de Padre Miguel com 269,8, em segundo; Salgueiro com 269,7 em terceiro; e Estação Primeira de Mangueira em quarto, com 269,6.



Também na cola da Portela com apresentações de altíssimo nível, vieram a Grande Rio em quinto lugar, com 269,4 pontos, e Beija-Flor de Nilópolis em sexto, com 269,2. O show de gala da Portela, comandada pelo carnavalesco Paulo Barros, e embalada pelo samba imortal de Paulinho da Viola (Foi um rio que passou em minha vida, e o meu coração se deixou levar), a Portela sacudiu as arquibancadas do Sambódromo da Marquês de Sapucaí, compensando os dois acidentes nas apresentações de Paraiso do Tuiuti e Unidos da Tijuca - felizmente sem vítimas  fatais. Por decisão da Liga, as escolas não foram rebaixadas,  deu-se um jeitinho (a vida imitando as mazelas da  classe política).



A Portela teve a coragem de mostrar, numa ala de forte impacto, a tristeza e sofrimento da população de Mariana no rompimento criminoso da Barragem do Fundão, o maior acidente ecológico do Brasil em todos os tempos. Aqueles rostos tristes e enlameados foram um contraponto naquele mar azul e branco que inundava a pista do Sambódromo. A Portela tem fortes raízes em Minas, sendo também a escola do coração de centenas de mineiros, que há anos participam de seus desfiles - como os da família Perez, todos atleticanos ou americanos.





Na década de 90, tive chance de ser "sócio-atleta" da Portela; o presidente da GM do Brasil, Mark Hogan, me convidou - insistentemente - para integrar a ala de tamborins sob seu comando, mas recusei alegando outras razões.  Na verdade, ele como presidente de uma montadora milionária, com jatinho e tudo, e eu simples editor de um modesto Caderno de Veículos, não pegava bem  e abria espaço para ser difamado por aquelas más línguas de sempre, que julgam seus adversários e vítimas de suas maldades por elas próprias.


Ir de jatinho para treinar na Portela? - esquece isso. Eu não ia passar de um tamborinista de 5ª classe, apenas esforçado, correndo o risco de desafinar, trocar as marchas e atravessar o samba na Avenida. Ganhou a Portela - Deus seja louvado!


EMBRAER APRESENTOU O NOVO JATO ERJ-195 E2


Este novo moderno E195-E2 tem autonomia para voar 4.500 km sem escala


Saíram da linha de montagem da Embraer, em São José dos Campos, os dois primeiros jatos da série E195-E2, considerados um novo patamar de desempenho aliado ao baixo consumo de combustível. A nova linha  foi anunciada em junho de 2013, e foram exigidos investimentos de US$ 1,7 bilhão. Com mais 3 fileiras de poltronas, o modelo E195-E2 pode transportar até 146 passageiros em classe única, ou 130 em duas classes. A previsão é de que os primeiros modelos façam voos comerciais no final deste ano, ou início de 2018.

A Embraer confirma 690 encomendas deste novo modelo, sendo 275 pedidos firmes, feitos por 70 clientes em 50 países. Depois de sua apresentação, o novo ERJ 195-E2 - com pintura amarela, azul claro e prata -vão passar por uma série de testes operacionais. Vão concorrer com os novos lançamentos do Airbus A320 e A321.



O QUE ESTÁ ACONTECENDO NA AVIAÇÃO E TURISMO


- A EMIRATES AIRLINE está investindo alto na promoção do primeiro pouso comercial de seu superjato A380 no Aeroporto de Guarulhos (tinha de ser ele), programada para 26 de março, data da troca de horários de voos no aeroportos mundiais. Vocês podem comprovar: a poderosa empresa dos Emirados Árabes estará presente, com destaque, em todos os circuitos onde serão disputadas as provas da Fórmula-1 neste ano.



- O AEROPORTO INTERNACIONAL TOM JOBIM, no Rio de Janeiro, mudou temporariamente de nome. Em função do Dia Internacional da Mulher, e dos ultrajantes números brasileiros de agressão e violência contra a mulher. o aeroporto da Ilha do Governador passou a se chamar Aeroporto Maria da Penha, nome da mulher cearense que é símbolo da luta contra o machismo, discriminação e agressões A campanha  começou em  8 de março e dura 10 dias. Devia  ser mais longa.

.- ITB DE BERLIM, UMA EXCEPCIONAL  feira internacional de turismo. É um acontecimento marcante em toda a Europa, rivalizando com as de Milão e de Londres, e também a Fitur de Madrid. Fui honrado com o convite para participar, mas não há condições de viajar no momento. Meus agradecimentos às autoridades do turismo da Alemanha. Ocupando os 26 pavilhões no gigantesco complexo da Messe Berlin, a ITB - no período de 8 a 12 de março -  está reunindo mais de 10 mil empresas e expositores vindos de 184 países, tendo a organizadíssima Lufthansa - para mim a número 1 do mundo  - como transportadora oficial.

- NÚMEROS DA ITB DE BERLIM SÃO GRANDIOSOS.   Um exemplo: os 1.092 estandes ocupam uma área total de 160 mil m2. Os serviços contam com tecnologia de última geração. Apesar do gigantismo, os vários pavilhões se comunicam. Os estandes não estão tão suntuosos, não se esbanja mais dinheiro (como o  Brasil fez  em épocas passadas). Muito expressiva a presença de países como Singapura, Japão, Tailândia, China, Coreia do Sul, Australia, Nova Zelândia, Emirados Árabes, Malasia e gigantes do turismo, como Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Escandinávia, Espanha, Marrocos, África do Sul, Maldivas, Ilhas Seychelles, Havaí, Polinésia Francesa e países do Leste Europeu.



QUEM  SERÁ ELA?  Os viajantes brasileiros, os passageiros  frequentes e todos aqueles interessados por aviação comercial estão ansiosos para saber qual a companhia do Brasil  que será capaz de anunciar, claramente e de forma oficial, que não vai cobrar nada pelo despacho de bagagens em seus voos, porque sabe que esta é sua obrigação,e uma atitude de respeito aos seus passageiros. Será que alguma delas, candidata a Empresa-Cidadã, vai tomar tal iniciativa?  Ou será que a ganância pelo lucro a qualquer custo, vai falar mais alto, como sempre?



----------
Nas próximas colunas, mais roteiros de viagens por destinos nacionais e estrangeiros nos feriados da Semana Santa, 21 de abril e Dia do Trabalhador.



--------------
Belo Horizonte/MG - Brasil
14 de março de 2017
Editor - Hélio Fraga
Postagem e edição - Ana Cristina Noce Fraga

Nenhum comentário:

Postar um comentário